sábado, 13 de setembro de 2008

“Jogo Aberto” aborda eleição, debate, pesquisa e fraude

O programa jornalístico "Jogo Aberto", que vai ao ar todo sábado, de 2 às 4 da tarde, pela Rádio Tabajara FM 106.1, de Belém, terá sua maior parte dedicada hoje às eleições municipais. O cientista político e historiador da Universidade Federal do Pará, Manoel Alexandre Cunha, será entrevistado pelos jornalistas Carlos Mendes e Francisco Sidou sobre a eficácia do debate eleitoral na mente de quem vai votar no dia 5 de outubro. Será que debate influencia alguma coisa ou o eleitor já tem seu candidato definido na hora em que o programa começa?
Manoel Alexandre, que tem um estudo sobre violência no Pará, também irá abordar o clima de insegurança pública que domina o Estado. Ele próprio contará como já foi vítima dessa mesma violência. Outro entrevistado será o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Dutra Janino, que falará sobre a segurança da urna eletrônica. Há gente dizendo que ela não é totalmente vedada contra fraudes. Será?
As pesquisas eleitorais estão na pauta de discussões. Quem é favorecido festeja. Quem aparece mal ataca. Mas até que ponto essas pesquisas são confiáveis para aferir, de fato, a vontade do eleitor. O programa vai abrir suas linhas telefônicas para a opinião do maior interessado (ou desinteressado), o eleitor.
O "Jogo Aberto" tem ainda outras atrações, como o caso de uma mulher chamada de feia e velha pelo “chefe da empresa agora condenado a indenizá-la por dano moral. Um vizinho foi obrigado pela Justiça a derrubar árvores que havia plantado em seu terreno, porque o outro morador se sentiu prejudicado ao ficar sem sua antiga visão panorâmica. Quem não quiser ouvir o programa pela freqüência FM 106.1 poderá acessar a Rádio Tabajara pela internet.

Nenhum comentário: