quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Desfile reúne cinco mil

No AMAZÔNIA:

Personagens do folclore paraense, pedidos de preservação ambiental e mais atenção para os direitos das crianças marcaram o desfile escolar em comemoração ao Dia da Raça, realizado na manhã de ontem, na passarela da Aldeia Amazônica Davi Miguel, na avenida Pedro Miranda, em Belém. Coordenado pela Embaixada de Samba Império Pedreirense, o desfile reuniu cerca de 5 mil alunos das redes municipal, estadual e particular da cidade.
O desfile foi aberto pela Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae), que foi acompanhada pela banda marcial da própria associação. Em seguida, foi a vez da Associação de Idosos da Pedreira (Assip), que desfilou acompanhada pela banda da Polícia Militar. Lucidalva Pereira de Souza, de 57 anos, membro da Assip, era uma das mais animadas. 'É muito bom desfilar na avenida. Estamos mais em forma do que muitas alunas. Me preparei bastante para hoje e estou muito feliz', disse Lucidalva, que junto com outras 49, formaram um único pelotão da Assip.
Help Luna, coordenadora de desfile, disse que durante cinco anos os estudantes ficaram sem desfilar pelas ruas da Pedreira. O motivo, justificou Help, foi a falta de iniciativa das próprias escolas. Para manter a tradição, a coordenadora afirmou que a Embaixada de Samba Império Pedreirense, através de seu benemérito, Benedito João Guapindaia, resolveu organizar o desfile escolar. 'Foi preciso muita vontade, pois o trabalho é enorme. No entanto, a compensação vem com essa linda manifestação cultural e patriota', disse a coordenadora.
O Centro Educacional Triunfo apresentou um desfile com 350 alunos. O tema levado à Aldeia Amazônica foi 'Esperança para um mundo em extinção'. O diretor da escola, Nemias Júnior, disse que o país vive cercado de violência contra a criança e a natureza, por isso é importante que as crianças sejam orientadas pela escola para que tenham a consciência de transformar o mundo. Atenção aos idosos e punição do Estado para os crimes de violência era o que pediam os cartazes e faixas levados pelos alunos da escola Jardim Infância Colorida, que foram acompanhados pela banda da Guarda Municipal.

Mais aqui.

Nenhum comentário: