sábado, 20 de setembro de 2008

Carros do Círio retocados

No AMAZÔNIA:

Deve terminar quinta-feira, 25 a revitalização dos onze carros que fazem parte da procissão do Círio de Nazaré. A berlinda que conduz a imagem da Santa, o principal deles, precisou de reparos apenas no rodado e na suspensão. O Cibório que conduz a mesma imagem, mas no Círio das Crianças, e o carro de Plácido, são os únicos que passam por uma reforma completa. Segundo a organização da Festa, a reforma dos carros ajuda no bom andamento da romaria.
De acordo com José Ventura, diretor-coordenador do Círio 2008, em 2006 e 2007 a maioria dos carros do Círio passou por um amplo processo de revitalização, tanto na parte da pintura como na parte mecânica. A berlinda foi o carro que mais cuidado. Para este ano, o carro do caboclo Plácido, de inclusão recente na procissão, foi o que necessitou de maiores cuidados. Recebeu nova pintura e a imagem que representa seu personagem foi totalmente recuperada por um artística plástico.
Introduzida no Círio de 1855, a berlinda, pela sua função na procissão, é o carro que mais se sobressai. Ganhou, ao longo do tempo, diferentes formas. Desde de 1964 não foi mais substituída, apenas recuperada. Esta a quarta berlinda da história do Círio de Nazaré. Toda em barroco clássico, a atual berlinda tem 3,15 metros de comprimento e 1,5 metro de largura. A altura total do carro mede 4,35 metros de altura, acrescentando-se a sua base.Foi esculpida pelo artista João Pinto Martins, em cinco meses, toda em cedro vermelho, revestido de folhas de ouro. Reconhecido no mundo das artes, disse, antes de morrer, em 1991, aos 86 anos, que a berlinda foi sua mais importante obra. Em 2006, a berlinda foi totalmente recuperada pelo neto do autor do obra. No ano seguinte, recebeu uma iluminação de ponta, o que facilita a visão da imagem na noite da Trasladação. Recebeu ainda potente carga de bateria para a demanda de energia elétrica. Para o Círio 2008, apenas limpeza e lubrificação do rodado e do sistema de suspensão.

Nenhum comentário: