quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Socorro Gomes deixa Sejudh e assume Conselho Mundial da Paz

Da Agência Pará

 

A secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Socorro Gomes, deixa o cargo de titular da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) para assumir o Conselho Mundial da Paz. Em carta à governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, ela agradece a confiança e o apoio que sempre recebeu da governadora, secretariado de Estado e servidores da Secretaria de Justiça.

 

------------------------------------

 

Leia a carta na integra.

"Excelentíssima Senhora Governadora Ana Júlia de Vasconcelos Carepa.

Como já é do vosso conhecimento, em 12 de abril do ano corrente, em razão das atividades desenvolvidas pelo Centro Brasileiro para a Promoção da Paz e dos Direitos dos Povos – CEBRAPAZ, entidade a qual presido desde 2004, fui eleita para a presidência do Conselho Mundial da Paz, organização fundada em 1950, que congrega entidades que atuam em defesa da paz e dos direitos dos povos de todas as partes do mundo.

Em razão dos compromissos que a tarefa impõe, venho solicitar exoneração do cargo de Secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará.

É uma decisão muito difícil, um ano e meio após o honroso convite para integrar a sua equipe de governo, com a nobre tarefa de construir e implementar no Estado do Pará uma política de Direitos Humanos que permita superar a omissão histórica do Estado paraense com a causa dos Direitos Humanos e o enfrentamento de diferentes formas de violação de direitos, entre os quais o trabalho escravo, a exploração sexual de crianças e adolescentes e a violência contra a mulher e ainda, a promoção dos direitos de segmentos historicamente excluídos, como os portadores de deficiência física, indígenas, negros e jovens.

No pouco tempo em que estivemos à frente da SEJUDH, por conta de sua orientação e determinação, conseguimos muitos avanços e gostaria de destacar a aprovação da lei que transformou a SEJU em SEJUDH, dotando o Estado dos instrumentos institucionais para o alcance de nossos objetivos e a criação do Conselho Estadual de Justiça e Direitos Humanos, ferramenta imprescindível para a constituição de um efetivo sistema de Direitos Humanos no Estado do Pará.

Agradeço a confiança e o apoio que sempre recebi de Vossa Excelência e manifesto a minha maior convicção de que as ações em curso pelo seu governo, para a implementação de um novo modelo de desenvolvimento, social e ecologicamente sustentável, associado às políticas públicas de garantia de direitos geram as condições para um novo ciclo na história do Pará de crescimento econômico e justiça social, um novo tempo que leve ao Pará o reconhecimento de ser uma Terra de Direitos.

À senhora, governadora, meus votos sinceros de pleno êxito nesta missão histórica.

A minha saída do governo deve ser compreendida como um novo passo desta tarefa maior que nos irmana a construção de um mundo mais justo e solidário.

Gostaria ainda de registrar alguns agradecimentos.

Em primeiro lugar a você, Governadora, pela oportunidade que me foi dada e pelo convívio que tivemos, assim como aos colegas de secretariado.

Na Secretaria não poderia esquecer o apoio permanente do meu secretário-adjunto, diretores e servidores, de todos os níveis, que assumem as causas do governo e da Secretaria , que são as causas dos oprimidos, como suas, com tal denodo e competência, que fazem parecer inexistente as limitações encontradas quando aqui assumimos.

Encerro reiterando a confiança no futuro do Pará: uma terra de direitos, manifestando minha confiança e o mais amplo apoio ao seu governo.

 

Atenciosamente,

Belém(PA), 04 de agosto de 2008

Maria do Socorro Gomes Coelho

Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos"

2 comentários:

Anônimo disse...

Pula de uma "boquinha" para outra.
Essa é da "thurma" que sempre se deu bem.

Anônimo disse...

Socorro Gomes tem uma história de luta, tanto como mulher, quanto como política. De origem nordestina, teve uma escalada vitoriosa na luta contra a opressão. Por isso, é preciso respeitar essa mulher, comunista, lutadora, guerreira. Está em pé de igualdade com Marga Rothe, Dom Ivo e outros militantes do Direitos Humanos. Mais respeito pelas pessoas que realmente lutam pela Justiça em nosso país!