quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Plano de Outorga prevê 4 milhões de hectares para concessão

Já está disponível na página eletrônica do Serviço Florestal a íntegra do Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF) 2009, que indica as ações do instituto par o próximo ano, inclusive as áreas passiveis de receberem concessões florestais. A meta do Serviço Florestal é que, até o final de 2009, existam quatro milhões de hectares em processo de concessão florestal – o que representa 2% do total de florestas públicas cadastradas. Essa meta pode gerar R$ 700 milhões anuais para a economia florestal sustentável e órgãos ambientais arrecadariam R$ 120 milhões/ano

A minuta do texto do documento foi submetida à consulta pública durante o mês de julho, em eventos organizados em sete cidades da Amazônia Legal, dos quais participaram mais de 320 pessoas. O Serviço Florestal recebeu também contribuições da Comissão de Gestão de Florestas Públicas (CGFLOP), Instituto Chico Mendes, Conselho de Defesa Nacional e por meio da internet.

A principal alteração no texto do PAOF envolve a inclusão das Flonas Bom Futuro (RO), Caxiuanã (PA) e São Francisco (AC) e a exclusão das Flonas Contendas do Sincorá (BA), Rio Preto (ES) e Assungui (PR). Essas últimas saíram do PAOF 2009, a pedido dos próprios gestores das unidades.

 

Leia mais no Pará Negócios, do jornalista Raimundo José Pinto.

Nenhum comentário: