sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Lula cogita chapa Dilma-Ciro

Em O GLOBO:

Depois de ter recomendado a aliados, num jantar em Salvador, que "tratassem bem" sua candidata, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu mais um passo em direção a 2010 e manifestou nas rodas com políticos que a chapa dos seus sonhos seria formada pela ministra e, como vice, o deputado e ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE). Com isso, Lula vai testando suas possibilidades. No Palácio do Planalto já se sabe que essa chapa enfrentaria fortes resistências, a começar pelo PMDB, que cobra a condição de aliado preferencial do governo.
O presidente tem dito que o deputado cearense poderia somar votos para a ministra petista, principalmente no eleitorado nordestino. Hoje, mais de dois anos antes, Ciro está em segundo lugar nas pesquisas e Dilma, em quarto. Mas Lula e assessores reconhecem que, apesar de ser uma chapa com potencial, os dois nomes são considerados de difícil trânsito político.
Lula ainda não conversou sobre o seu desejo com Ciro. Mas já mandou recados ao comando do PSB. Também sondou peemedebistas para tentar quebrar as resistências, o que não será fácil. O partido sonha em indicar o candidato a vice na chapa petista. Entre os nomes já cotados pelo partido, o mais forte é o do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB).

Mais aqui.

Nenhum comentário: