Se o STF ouvisse a voz de outro juiz – ou juíza -, a opinião pública, dificilmente manteria o campo aberto para que os fichas sujas concorressem a cargos eletivos, muito embora carreguem pencas de processos às costas e muito embora ainda não tenham sido condenados em definitivo.
O Blog do Josias revela hoje dados de uma pesquisa da Vox Populi sobre o assunto.
Confira alguns dados:
1. Os "sujos": Para 88% dos entrevistados, políticos condenados por crimes “graves” não poderiam se candidatar. Mesmo nos casos em que os processos judiciais ainda são passíveis de recusos;
2. Os "fujões": Na opinião de 91% das pessoas ouvidas pelo Vox Populi políticos que renunciaram aos respectivos mandatos para fugir de processos de cassação também deveriam ser impedidos de disputar eleições;
3. Os "contas-micadas": Para 89% dos ouvidos também os governadores e os prefeitos com contas rejeitadas pelos tribunais de contas deveriam ter suas re-candidaturas barradas pela Justiça Eleitoral.
A pesquisa, nacional, foi feita pelo telefone entre 27 de junho e 6 de julho. Ouviram-se 1.502 pessoas com mais de 16 anos. Eleitores, portanto. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário