sexta-feira, 22 de agosto de 2008

"A casa está arrumada e Belém no rumo certo". É?

Do prefeito e candidato à reeleição Duciomar Costa (PTB), em seu último programa de rádio: “A casa está arrumada e Belém está no rumo certo”.
É?
Leia alguns trechos desta carta – de apenas uma – que está publicada em O LIBERAL de hoje e está assinada por Sérgio Faciola de Souza Mendonça, morador do bairro da Campina:

* Sou proprietário de um prédio comercial na rua Riachuelo, esquina com a travessa Padre Prudêncio, no bairro da Campina, em nossa Belém do Pará.
* O bairro da Campina é um bairro que fica de frente para a principal praça de Belém, a famosa praça da Republica, onde ficam, entre outros, o Theatro da Paz, o Hotel Hilton, de cinco estrelas, e o clube da mais alta sociedade, Assembléia Paraense.
O turista que chega a Belém - de carro, avião ou navio - fatalmente vai conhecer o bairro da Campina. Estranhamente, na rua Riachuelo, a partir da própria praça da Republica, o que os turistas vão encontra é uma paisagem, no mínimo, desoladora. São prostíbulos e venda de tóxicos à vontade.
* Ali, o que se vê, a qualquer hora do dia, são prostitutas, em plena rua, a partir da manhã e varando a noite, acompanhadas de bandidos, traficantes e viciados, mendigos e outros loucos e criminosos conhecidos que ficam por lá, livremente, com a conivência ou vista grossa da polícia e das autoridades, as quais não podem ignorar o que lá se passa, uma vez que, como disse e sabemos todos, isso fica juntinho do salão de visitas principal de Belém, ou seja, a praça da Republica.
Ninguém faz absolutamente nada! E nós, que pagamos nossos impostos, ficamos apavorados, à mercê de toda esta corja. Brigas, assaltos e agressões há todo dia.
Os moradores e comerciantes, quando podem, mudam-se. Outros ainda resistem. Os turistas, claro, freqüentemente assaltados e, no mínimo, ofendidos e amedrontados, dificilmente voltam à nossa cidade. E fica tudo por isso mesmo.
* Ao cair da tarde, a rua Riachuelo fica praticamente interditada, também, por carrinhos de ambulantes, sem que Detran-CTBel, tão alertas e competentes em outras áreas, tomem qualquer providencia.
* E nós continuamos desamparados. Até parece que as autoridades querem nos forçar a agir como os invasores das periferias que interditam as ruas com barricadas de pneus que incendeiam para chamar atenção às suas reinvidicações! Ou a fazer justiça com as próprias mãos.


A casa está arrumada?
Com todo o respeito a Sua Excelência, mas mentir é pecado. Aliás, capital. Um dos sete pecados capitais.
E também é pecado eleitoral.

Nenhum comentário: