domingo, 24 de agosto de 2008

Bandidos agem como “chefões” do tráfico

No AMAZÔNIA:

O plano para matar o delegado Éder Mauro, revelado por um traficante preso na noite da última quinta-feira, teria como mandantes os traficantes e homicidas 'Jacaré' e 'Boca'. Os acusados são, conforme apurou a polícia, os irmãos Olivaldo de Jesus Carmo, de 37 anos e Nivaldo Tadeu do Carmo, que respondem na Justiça pela execução do Guarda Municipal Valdinei Souza, crime ocorrido no bairro da Cabanagem em dezembro do ano passado.
A execução do guarda municipal está na lista dos vários assassinatos que o traficante Elias Moraes Gonçalves, o 'Gordo', disse ter participação ou conhecimento, sendo, todos eles, ordenados ou 'permitidos' pelos traficantes 'Boca' e 'Jacaré'. Também foi o traficante, que convive maritalmente com a ex-mulher de 'Jacaré', Waldirene do Nascimento Moraes, 35 anos, que revelou o contrato de R$ 100 mil feitos pelos irmãos traficantes para matar o delegado.
Os holofotes da crônica policial sobre a família 'do Carmo', no entanto, começaram cerca de um mês antes da morte do guarda municipal, em meados novembro de 2007. Na ocasião, a polícia apontava 'Boca', 'Jacaré' e uma irmã deles, conhecida como 'Ema', como os líderes de um 'cartel' responsável pelo refino e distribuição de drogas no bairro da Cabanagem, mas os tentáculos da família também se estendiam aos bairros do Barreiro e Val-de-Cães.
A sensação de poder e desafio direto às autoridades por parte dos irmãos era tão grande que eles chegaram a fazer barricadas na passagem São Francisco, uma das bases do bando, em duas situações, para evitar a aproximação da polícia. Em 8 de novembro de 2007, policiais militares da 5ª Zpol, sob o comando do major Thales Belo, encontraram a passagem São Francisco, entre a rua Damasco e passagem do Tubo, por trás do conjunto Panorama XXI, na Cabanagem, interditada por uma barricada feita de madeira.
No dia seguinte, as policiais Civil e Militar organizaram uma megaoperação e retornaram ao endereço. Dessa vez, para espanto da própria polícia, as barricadas haviam voltado e eram feitas de ferro concretadas ao chão. Dezenas de policiais da 5ª Zpol e uma equipe da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) estiveram na operação que ocorreu em simultâneo em dois bairros e resultou na prisão de cinco pessoas, além da apreensão de centenas de papelotes de pasta de cocaína, um saco com mais de um quilo de barrilha (substância usada no refino da droga), quatro cofres de madeira recheados de moedas, um carro e outra grande quantidade de dinheiro em papel.
A polícia já monitorava a área e há tempos procurava pelo traficante conhecido como 'Boca', Nivaldo Tadeu de Oliveira, que na ocasião, estava com prisão preventiva decretada, conforme declarou durante a ação, o major Thales. O traficante não foi encontrado naquela tarde, mas a polícia prendeu uma mulher identificada como Luricema Oliveira Carmo, de 40 anos, a 'Ema', irmã de 'Boca' e Wagner da Silva Souza, de 34 anos, apontado como fiel 'soldado do tráfico'. Na casa de Ema, a polícia encontrou quatro cofres recheados de moedas, uma outra grande quantidade de dinheiro em papel, centenas de papelotes de cocaína e um saco com cerca de um quilo e meio de barrilha, substância usada no preparo do entorpecente. No Barreiro, a polícia encontrou 'Jacaré', que foi preso em flagrante junto com outro homem acusado de tráfico.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bandido famoso é bandido morto. Essa máxima no seio policial é inexorável!!!

Anônimo disse...

os dois ja estáo com codigo de barra vencido, e a muito tempo