segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Advogado das vítimas da chacina de Pau D'Arco vai ficar em prisão domiciliar

O advogado José Vargas Júnior obteve, há pouco, o direito de ficar em prisão domiciliar, decisão tomada por desembargadores que votaram um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do acusado. O HC foi impetrado para que ele fosse libertado, mas, alternativamente, a defesa pediu a prisão domiciliar, que acabou sendo concedida.

Ele é o advogado das vítimas da chamada de Chacina de Pau D'Arco, ocorrida em 2017 na fazenda Santa Lúcia, no sudeste do Pará. A chacina resultou na morte de dez trabalhadores sem-terra. Os 16 policiais civis e militares apontados como autores estão em liberdade, mas Vargas estava na cadeia desde o início deste ano.

O Ministério Público do Pará (MPPA) denunciou policiais pelos crimes de homicídio, tortura, associação criminosa e fraude processual. Em depoimento, os policiais afirmaram que o grupo de posseiros que estava na fazenda tinha arma de fogo e recebeu a polícia a tiros.

No dia 1º de janeiro, ele foi detido sob a acusação de envolvimento em outro caso de homicídio. A polícia apreendeu o seu celular e computador. Mais de vinte organizações de direitos humanos denunciaram a prisão e manifestaram apoio público a Vargas, entre elas a Front Line Defenders, a Justiça Global, a Terra de Direitos e a Articulação dos Povos Indígenas no Brasil. No Facebook, o perfil intitulado Liberdade para Vargas acompanha o caso.

Vargas ganhou certa fama local por mover ações que contrariam grandes grupos econômicos da região. Além das vítimas e assentados do caso da chacina, ele defende os indígenas Kayapó contra a invasão de seu território por mineradoras e ganhou ação emblemática movida por trabalhadores sem-terra contra a JBS. 

Vargas é conhecido por questionar abertamente a polícia e o Judiciário local – coisa que poucos que moram na região têm coragem de fazer. Seu último movimento, no caso da chacina, foi denunciar a parcialidade do juiz que autorizou a reintegração de posse da área ocupada. O juiz Haroldo Silva da Fonseca autorizou o despejo das mais de cem famílias que vivem e produzem desde 2013 na área onde houve a chacina. Entre elas, estão os sobreviventes do massacre. A remoção só não ocorreu ainda devido à pandemia.

“A vara agrária continua como despachante de latifundiário”, declarou Vargas logo após a audiência, em janeiro de 2020, para matéria publicada pela Repórter Brasil. Na ocasião, o promotor Leonardo Caldas, que representa o Ministério Público Estadual na ação de reintegração, criticou uma estratégia jurídica usada por Vargas para tentar tirar o juiz do caso e adiar o despejo. O promotor moveu uma representação contra Vargas na Ordem dos Advogados do Brasil. Caldas é o mesmo promotor que pediu a prisão de Vargas.

“São fatos totalmente independentes, não há relação de causa e efeito”, afirma o promotor. “A prisão do Vargas se deu agora, em 2020. O fato dele ter atuação ativa na Santa Lúcia [fazenda onde houve a chacina em 2017] são matérias totalmente diferentes. Um caso é conflito agrário, o outro é o homicídio de presidente de uma associação dos epilépticos que estava em vias de receber verbas públicas. Não tem nenhuma zona de intersecção”.

Com informaçoes do blog de Lúcio Flávio Pinto

Nenhum comentário: