quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Wladimir Costa pode ser condenado mais uma vez, agora pelo Supremo


Está no gancho para ser concluído o julgamento da queixa-crime que as atrizes Glória Pires, Letícia Sabatella e Sônia Braga, o ator Wagner Moura e o cantor Orlando Morais ajuizaram no Supremo Tribunal Federal, em 2017, depois que foram alvos de ofensas proferidas pelo então deputado federal Wladimir Costa (SD-PA), o Wlad. Sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, o julgamento (acompanhem aqui o andamento do processo) deve ser concluído próxima semana.
Os artistas acusam Wlad de crimes contra a honra. Num discurso proferido no dia 11 de julho de 2017, ele chamou os cinco artistas de “vagabundos” quando os criticava de participar da Plataforma 342, movimento que buscava convencer parlamentares a votar pela continuidade das investigações contra o então presidente Michel Temer.
Em novembro do ano passado, Wladimir Costa e o irmão dele, Mário Sérgio da Silva Costa, foram condenados pela Justiça Federal em Santarém por crimes de improbidade administrativa. Ambos os réus tiveram os direitos políticos suspensos por quatro anos e terão de pagar multa civil no valor de R$ 30 mil cada um em favor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Na sentença (veja a íntegra neste link), a Justiça Federal determinou que os dois réus, pelo prazo de três anos, estarão proibidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.

Nenhum comentário: