sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Votorantim Metais qualifica população de Rondon do Pará

Cerca de 280 estudantes de Rondon do Pará, no sudeste do estado, foram qualificados para o mercado de trabalho, por meio do Programa de Qualificação de Mão de Obra do Projeto Alumina Rondon, da Votorantim Metais, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O evento de formatura ocorreu ontem, na quadra do Colégio Dom Pedro.

As qualificações foram feitas nas áreas de técnicas de metrologia, técnica de controle para apontador de obras, mecânico de motores a diesel, auxiliar administrativo, mecânico de motocicleta, mestre de obras, eletricista industrial e almoxarife de obras – via Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Já em parceria com o Serviço Nacional do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), as qualificações foram nas áreas de transporte de produtos perigosos (MOPP), transporte de passageiros, auxiliar de recursos humanos e auxiliar administrativo.

Estiveram presentes o prefeito do município, Edilson Oliveira (PMDB); o vereador Alberto Nogueira (PSC), representando a Câmara Municipal; a Secretária Municipal de Assistência e Proteção Social, Adriana Andrade; a Secretária Municipal de Educação, Sueli Cordeiro, o coordenador de Sustentabilidade do Projeto Alumina Rondon, Sérgio Oliveira; Gabriela Oliveira, do Instituto Votorantim; Carliane Saraiva da Silva, diretora do SENAI – Marabá; Eduardo Souza, coordenador técnico do SENAI; Goiany Damasceno, técnica de ensino do SEST/ SENAT, representando a Diretora Maria Elenilda dos Santos, e Carina Araújo, técnica de ensino do SEST/ SENAT.

De acordo com o coordenador de Sustentabilidade do Projeto Alumina Rondon, Sérgio Oliveira, o investimento em formação deve continuar. “Já são mais de 3.100 profissionais qualificados em Rondon do Pará, Dom Eliseu e Abel Figueiredo. Em Rondon do Pará já temos uma grade de cursos alinhados para o primeiro semestre e nosso objetivo é dar continuidade ao projeto, fortalecendo parcerias a fim de trazer avanços para a região. Até 2017 queremos qualificar 10 mil profissionais”.

“Estamos no caminho para o desenvolvimento. Temos que nos preparar para abraçar as oportunidades que o município vai ofertar”, destacou o prefeito de Rondon do Pará, Edilson Oliveira. “Quem é daqui precisa estar preparado, apto para concorrer a vagas no mercado de trabalho”, destacou a Secretária Municipal de Educação, Sueli Cordeiro, que acredita no fortalecimento de parcerias para avançar na formação.

A diretora do SENAI – Marabá, Carliane Saraiva da Silva, agradeceu o empenho dos técnicos e instrutores e garantiu que a parceria deve continuar. “Esse ano serão mais 560 vagas só no primeiro semestre”. A técnica de ensino do SEST/ SENAT, Goiany Damasceno também frisou que as formações seguirão em 2015. “Em março teremos abertura de novas turmas. Serão cinco turmas em Rondon do Pará, quatro em Dom Eliseu e duas em Abel Figueiredo”.

Motorista há 30 anos, Jair Pereira viu no curso de transporte de passageiros uma oportunidade de reciclagem. “O curso veio suprir minhas necessidades e aumentou minha relação interpessoal. Foi a coisa mais interessante que aconteceu na minha vida”. Já Marcilene Alves, estudante da turma de eletricista industrial pretende aperfeiçoar-se na área. “É uma área ampla, que oferece diversas oportunidades e eu quero me especializar ainda mais. Assim que abrirem novas turmas, pretendo me inscrever”, afirmou a jovem que também já concluiu, via Programa de Qualificação de Mão de Obra, o curso de eletricista predial.

Parceiros do Programa de Qualificação de Mão de Obra do Projeto Alumina Rondon: Votorantim Metais; Prefeituras de Rondon do Pará, Dom Eliseu e Abel Figueiredo; Ministério da Educação; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Instituto Votorantim; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Serviço Social do Transporte – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST-SENAT, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: