sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

FSM deixa toneladas de lixo

No AMAZÔNIA:

Em apenas cinco dias de atividades do Fórum Social Mundial, mais de 250 toneladas de lixo foram coletadas pelas equipes do Departamento de Resíduos Tóxicos (DRES) da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). Os resíduos foram recolhidos nas principais áreas em que o evento está ocorrendo, como na Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural do Pará (Ufra) e no Núcleo Integrado Pedagógico (NIP), todos localizadas no bairro da Terra Firme.
O DRES tem recolhido 50 toneladas de lixo diariamente. Desse total, 95% está concentrado nos locais onde o FSM ocorre. Para dar conta do trabalho, 200 trabalhadores fazem a coleta cinco vezes por dia na avenida Perimetral e três vezes por dia na UFPA, Ufra e NPI. Também são feitos serviços de varrição três vezes por dia, em média.
A limpeza de comportas e desobstrução de valas e bocas de canais também está sendo feita pela secretaria, que está seguindo um plano de ações desde o mês de setembro do ano passado com o objetivo de reduzir os transtornos causados pelo período chuvoso. De lá para cá a Sesan intensificou o número de funcionários da operação, que hoje tem 650 trabalhadores, 300 a mais do que no início.
Cerca de 750 contêineres estão sendo distribuídos de acordo com a necessidade e demanda de cada local. A limpeza urbana é feita com a capinação e raspagem de vias públicas, além da coleta e transporte de entulho e de resíduos sólidos domiciliares. As atividades já passaram pelos canais do Una, Tucunduba, Jacaré, São Joaquim, Galo, Visconde de Inhaúma, Mata Fome e Marte.
A Sesan mantém a frequência de varrição diária de toda a Grande Belém com serviços de lavagem das praças, dos abrigos de paradas de ônibus e de locais onde forem realizados eventos, aumentando o número de garis e dando maior assistência a avenida Perimetral. O DRES tem um grupo que promove ações de educação ambiental e desenvolve atividades que ajudam na conscientização sobre a importância da limpeza urbana. O trabalho é feito por uma equipe de 60 agentes ambientais durante o FSM.

Nenhum comentário: