quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Primeira romaria oficial do Círio deve reunir cerca de 10 mil pessoas, nesta quarta à noite

O Traslado dos Carros, em 2019, antes da pandemia, última vez em que a romaria saiu às ruas.
(Foto Salim Wariss - Ascom Guarda de Nazaré)

Cerca de 10 mil pessoas estão sendo esperadas, nesta quarta-feira (05) à noite, na primeira romaria oficial do Círio 2022, o Traslado dos Carros. A procissão começa às 20h, com concentração em frente à Basílica Santuário. Em 2019, último ano da realização do Traslado dos Carros, o público participante foi estimado em 3 mil pessoas.

A procissão terá a participação da Imagem Peregrina no carro berlinda pela primeira vez, com decoração de Djan Slaviero. Saindo da Basílica Santuário, seguirá pela avenida Nazaré, travessa 14 de Março, travessa Antônio Barreto, avenida Visconde de Souza Franco (Doca), rua Marechal Hermes, praça Pedro Teixeira e galpão da CDP, percorrendo cerca de 5 km, em duas horas de procissão.

Em dezembro de 2019, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e a Arquidiocese de Belém anunciaram o Traslado dos Carros como a 13ª Romaria Oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A ideia da nova procissão foi sugerida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, juntamente com a Diretoria. Segundo o coordenador do Círio 2022, Antônio Salame, “a escolha foi por já atrair um grande número de devotos em oração e preparação para o Círio e pelo que os carros representam dentro de todos os símbolos da festa”.

Os carros estão em exposição em frente à Basílica Santuário desde às 7h.  “Esperamos um número maior de pessoas este ano, principalmente por ser a primeira procissão nas ruas após dois anos”, conta Antônio Sousa, diretor de procissões. Nesta procissão são transportados o Carro de Plácido, Barca dos Escoteiros, Barca Nova, quatro Carros dos Anjos, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas, Carro da Saúde e Carro da Sagrada Família.

Com informações do portal do Círio de Nazaré

Nenhum comentário: