quarta-feira, 12 de junho de 2019

MPF pede embargo de obra do vice-presidente do TCE-PA em Alter do Chão



Menos mal.
O Ministério Público Federal (MPF) anunciou nesta quarta-feira (12) que ingressou com ação perante a Justiça Federal – Subseção Judiciária de Santarém, pedindo decisão liminar para interromper a construção de imóvel em área de preservação permanente às margens do Lago Verde, no distrito de Alter do Chão, conforme já divulgado pelo Espaço Aberto, na postagem Construção irregular ameaça recanto paradisíaco em Santarém.
Na ação, ajuizada na última segunda-feira (10), o MPF também que o proprietário da obra, o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Cipriano Sabino de Oliveira Júnior, seja obrigado a demolir a construção e a promover a recuperação da área de preservação permanente degradada, além de pagar R$ 500 mil em danos morais coletivos.
“Trata-se de afrontosa invasão de área às margens de importantíssimo curso d'água, que causa sérios danos ao meio ambiente e desafia o Poder Público”, destaca na ação a procuradora da República Luisa Astarita Sangoi.
O MPF diz ter recebido informações da Secretaria de Meio Ambiente de Santarém (Semma) de que foi concedida licença para a construção porque o solicitante apresentou projeto de tratamento de esgoto e a obra cumpriu os requisitos técnicos de engenharia civil.
Mas o MPF sustenta que essa licença é ilegal e viola os princípios do direito ambiental. “Não é possível a construção em áreas de preservação permanente, devendo ser demolidas e buscar-se a reparação do dano ambiental causado”, registra a ação.

Com informações da Ascom do MPF no Pará

Nenhum comentário: