terça-feira, 24 de julho de 2018

Cabral na solitária. Quem tem razão: ele ou o MP?



Em seu blog, Lauro Jardim informa que o ex-governador do Rio Sérgio Cabral foi levado nesta terça-feira (24) para a solitária do presídio Bangu 8, após inspeção do Ministério Público Estadual.
É que, durante vistoria à ala onde Cabral está preso, o promotor teria pedido que ele e outros detentos ficassem de cabeça baixa e olhando para frente. Cabral disse ao promotor que a medida não era necessária.
Ato contínuo, foi mandado para curtir, digamos assim, um castigo no isolamento.
A defesa informou que irá representar contra o promotor no Conselho Nacional do Ministério Público por abuso de autoridade.
Registre-se, p0r ser fato: Cabral é um preso com os mesmíssimos direitos e obrigações que os demais.
Mas também registre-se, por ser fato: o Ministério Público precisa ater-se rigorosamente de acordo com o prescrevem suas atribuições, amparadas em leis, obviamente.
Saber, especificamente quanto ao episódio narrado, quem eventualmente cometeu excessos, se o preso ou o representante do MP, é tarefa de apuração posterior, como a que pretende pedir a defesa do ex-governador.
Aliás, lembrem-se que Cabral já foi alvo de um excesso: as algemas, que ataram-lhe aos pés, quando chegou preso a Curitiba.
Talvez por isso tenha tentado levantar a crista, desta vez contra o MP.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cabral é um criminoso confesso e tem que ser tratado com todos rigores da lei. Mas o fato é que enquanto o CNMP fizer as vezes de "engavetador geral da república" e a grande imprensa fechar os olhos as arbitrariedades em troca de informações privilegiadas, os abusos de autoridade por parte de promotores continuarão impunes com potencial de atingir qualquer cidadão. É a volta do tempo do "você sabe com quem está falando ? "