terça-feira, 27 de junho de 2017

A grande falácia de Gilmar Mendes, o mais tagarela juiz do mundo


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, o mais falante, o mais palrador, o mais tagarela, o mais verborrágico juiz da face do planeta em todos os tempos, volta a falar pelos cotovelos, volta a palrar interminavelmente, volta a tagarelar.
Durante evento "Reforma Política Já", promovido pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), ele divertiu a plateia - não a patuleia, vejam bem, mas a plateia - como ditos assim:

"Até como gestores nós, juízes e promotores, não somos muito bons. Se nós -considerando os paradigmas que adotamos na gestão, em geral muito concessivos aos funcionários, servidores e tudo mais - fôssemos administrar o deserto do Saara, talvez faltasse areia."

Quando o ministro disse isso, a plateia - não a patuleia, ressalte-se - caiu na risada.
Mas o juízo do juiz Gilmar Mendes não passa de uma grande falácia, talvez mais monstruosa, mais escabrosa e escandalosa do que a falácia que ele entreviu no voto do ministro TSE Herman Benjamin, que defendia a cassação da chapa Dilma-Temer.
É que juízes e promotores, na qualidade de gestores, têm um grande álibi para muitos de seus erros: presume-se que eles são juízes e promotores porque nunca pensaram na vida em ser gestor. Quando o são, é por força circunstancial, contingencial, efêmera, passageira, transitória dos cargos que ocupam, de diretor de um fórum, de presidente de um tribunal, de dirigente de uma instância do MP etc.
Então, doutor Gilmar, é de se esperar que um bom gestor consiga, inclusive, dirigir com excelência de qualidade um órgão do Judiciário e do Ministério Público. Mas não é estranhável que um ótimo juiz, um excelente promotor tenham um desempenho pífio como gestor, porque eles não fizeram concurso público para ser diretor de um fórum, nem presidente de um tribunal, nem para dirigente de um órgão qualquer do MP.
Não é assim?

Não é uma falácia essa colocação do dr. Gilmar Mendes?

Um comentário:

Anônimo disse...

Curiosa "coincidência": Gilmar Mendes e Joesley safadão foram recebidos por Temer do mesmo jeito , modo e hora.
- altas horas da madruga
- sem identificação
- sem constar na agenda

que coisa hein?!