sexta-feira, 2 de junho de 2017

Mostrar a cabeça de Trump sangrando. Isso é piada?


Nenhum direito absoluto, né?
Absolutamente nenhum.
Nem mesmo em tradicionais, longevas, antiga e consolidadas democracias, como a que se sustenta nos Estados Unidos, nenhum direito é absoluto.
Mas há muitos que não acreditam nisso. E insistem em transpor os limites do humor para ingressarem na hediondez.
Humoristas, por exemplo (mas não só eles, viram?).
Quando passam dos limites e sofrem reprimendas legais, indignam-se achando que o humor admite tudo - até mesma a gracinha que tem o viés de um crime configurado ou de uma ofensa hedionda à honra.
Pois vejam o caso da comediante Kathy Griffin. Nesta quarta-feira, a rede americana CNNdecidiu demiti-la depois que ela publicou um vídeo em que aparece segurando uma cabeça falsa ensaguentada com as feições do presidente Donald Trump.
Confira aqui.
Num país que já teve quatro presidente assassinados (Abraham Lincoln, James Garfield, William McKinley e John Kennedy), já sofreu o maior ataque terrorista da história e está permanentemente na mira do ódio de extremistas, essa piadinha é admissível?
Não bastasse isso, Trump escreveu no Twitter: "Meus filhos, especialmente meu filho de 11 anos, Barron, estão enfrentando dificuldades com isso. Doente!".
Que tal você aí, leitor, se um dia um comediante aparece com a cabeça sangrando de sua filha, do seu filho, do seu pai, da sua mãe, da sua mulher ou do seu marido, assim como a engraçada Kathy Griffin fez com a cabeça de Trump?
Só porque ele é um homem público inconsequente, polêmico e muitas vezes desequilibrado, isso dá direito a um comediante de fazer uma piadinha como essa?
Diga aí.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não, definitivamente, não.
Humor negro de péssimo gosto abusando da "liberdade de expressão.:(