sexta-feira, 16 de junho de 2017

Estado e Ministério dos Transportes detalham projeto da ferrovia paraense

Após o lançamento pelo governo federal da concessão apenas do trecho sul da ferrovia Norte Sul, entre os municípios Porto Nacional (Tocantins) e Estrela D'Oeste (São Paulo), cujo edital deverá ser disponibilizado em 14 de novembro, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Adnan Demachki, e o senador Flexa Ribeiro (PSDB) estiveram com o Ministro dos Transportes, Maurício Quintella e equipe, para tratar do outro trecho da ferrovia Norte Sul, o trecho Norte, que deverá interligar a cidade de Açailândia, no Maranhão, até o Porto de Barcarena, no norte paraense, mas por intermédio da Ferrovia Paraense, projeto do Estado já adotado pelo governo federal como a perna norte da ferrovia Norte Sul.
Em 24 de Maio deste ano, a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, chefiada pelo ministro Moreira Franco, informou via ofício ao Governo do Pará a intenção em viabilizar o projeto da ferrovia paraense. "O projeto da Ferrovia Paraense, ligará a Ferrovia Norte-Sul ao Porto de Vila do Conde, razão pela qual o trecho Açailândia a Barcarena não foi qualificado pelo Conselho do PPI no escopo da Ferrovia Norte-Sul'', diz o documento.
Na reunião com o ministro Quintella, na última terça-feira, 13, o secretário Adnan Demachki apresentou o estágio do processo da ferrovia paraense, os estudos de viabilidade, o processo de licenciamento ambiental, a informação dos players interessados, e as duas equipes técnicas, do governo federal e do governo do estado, deverão se encontrar em Brasília numa reunião de trabalho até o final deste mês.

O projeto
O projeto da Ferrovia Paraense prevê 1.312 Km de extensão que passará por 23 municípios, interligando o leste do Pará de norte a sul. O empreendimento conectará Barcarena, no norte do Estado, à Santana do Araguaia, no sul paraense. São previstos aproximadamente 70 mil empregos diretos e indiretos durante a execução da obra, cujo custo está estimado em 14 bilhões de reais.
O Relatório de Impacto Ambiental - RIMA - referente ao projeto encontra-se à disposição de interessados para consulta no Núcleo de Documentação e Arquivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), na travessa Lomas Valentinas, 2717, no bairro do Marco, em Belém. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico também informa que o citado documento está acessível no site da Secretaria no endereço eletrônico: http://sedeme.com.br/portal/.

Nenhum comentário: