terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Por que as manifestações a favor do impeachment foram um fiasco?




Vamos combinar, não é?
Falemos claro, em português nada castiço: foi um fiasco, verdadeiramente um fiasco o dia de mobilização nacional a favor do impeachment, no último domingo.
O poster, por um acaso, estava em Brasília, e fez as fotos acima, na Esplanada dos Ministérios.
Está aí.
Vejam só os vazios.
A concentração se restringiu às proximidades do lago que fica em frente ao Congresso, onde despontava uma boneca de Sua Excelência.
E só.
Só e somente só.
E qual é a questão essencial?
A questão essencial está exposta  claramente na indagação que aparece ao lado esquerdo, feita pelo Movimento Vem Pra Rua, a principal rede de mobilização virtual contra o governo petista.
Por quê, afinal de contas, se as esmagadora maioria da população é favorável à deposição da presidente da República, apareceram uns quatro ou cinco gatos pingados - proporcionalmente falando, é claro - nas manifestações que ocorreram nas principais capitais brasileiras?
É porque foi curto o período de mobilização pelas redes sociais, preferencialmente o Facebook e o Instagram?
É porque já se esgotou essa modalidade de manifestação?
Por que, afinal de contas?

7 comentários:

Anônimo disse...

O brasileiro está cansado. Os substitutos seriam ex-aliados ou aliados. Não hã o que fazer. Além disso, o impeachment não passa.

Anônimo disse...

Meu querido poster, as manifestações foram a favor, e não, contra o impeachment. Mas, respondendo sua pergunta, devo dizer-lhe que as páginas dos movimentos foram derrubadas no Face, pelo instrumento automático; a maioria das pessoas já dá como certo o impeachment, então vai cuidar de sua vida que tem mais o que fazer; e é Natal, blim-blom-blem, paz e amor. Dona Dilma jogou certo, quer fazer tudo agora, na calmaria, porque vencido um impeachment, dificilmente haverá dois. Mas, querido poster, dificilmente ela aguenta janeiro - será um mês terrível.

Anônimo disse...

Quoque tandem, Catilina, abutere patientia nostra?
A frase de Cícero varou os tempos mas não chegou aos jornalistas. Leio, nesta manhã, num importante jornal brasileiro que a Operação Catilina se refere "a uma tentativa de golpe na Roma antiga" (vá ser parcial assim no inferno!); em outro, que trata das "catinarias" - ou seja, o jornalista nunca ouviu falar das Catilinárias; outro escreve que foram "discursos de um filósofo chamado Cícero" - e este está perto da verdade.
Meus amigos jornalistas, Catilina foi um imperador cruel, corrupto e devasso. Cícero lhe fazia corajosa oposição no Senado romano, arriscando a cabeça; queria a queda do imperador, mas não lhe queria o lugar, porque não tinha cacife para isso. E a frase em latim,a mais famosa das Catilinárias (coletânea de discursos contra o imperador) quer dizer: "Até quando, Catilina, vais abusar de nossa paciência?".

Poster disse...

Tem razão, leitor das 08h01.
A postagem já está corrigida.
Gratíssimo.
Abs.

Anônimo disse...

Cara pálida das 08:01 por favor mande fotos da coroação de Catilina como imperador Romano, que eu saiba e, sei pouco, ele foi senador e era também general Romano mas, nunca Imperador.

Cláudio Teixeira

AHT disse...

Ora, será que seria o mesmo "fenômeno" que acontece no futebol? ---> Quem vai a um estádio para assistir a um clássico, pouco se lixa para a partida preliminar!

O povo não quer mais perder tempo com "esquentas"?

Ou, o pior: O povo dá sinais que não acredita mais em nenhum partido político, nenhum veículo da imprensa dependente do dinheiro público, nem em líder disso ou daquilo, tamanha as negociaçõe$ de compra e venda de "apoio político ou pareceres jurídicos". Será?

Anônimo disse...

Acho que,nós,povo,queremos mais cabeças além da Dilma. Não importa se o último a sair da Congresso Nacional,apagar a luz.