quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Turista, você quer dar com a cara na porta? Venha a Belém.

Espiem só como é uma bacanagem a “indústria do turismo” (hehehe) no Pará.
Reparem só como é que se faz para promover o turismo em Belém, a porta de entrada para proporcionar, aos que nos visitam, gozos sem fim diante das delícias da Amazônia (huuu!).
O nosso respeitável Dieese estimou em 80 mil o número de turistas que estiveram em Belém, no último final de semana, para assistir ao Círio de Nazaré, nossa festa maior.
Pois é.
Esses 80 mil incluíram dois amigos aqui da redação do Espaço Aberto – um goiano, outro francês -, ambos radicados em São Paulo.
Os caras queriam, como ninguém, desbravar os encantos de Belém.
Em vez de encantos, só experimentaram desencantos.
Na segunda-feira, foram à Estação das Docas.
Fechada. Fechadíssima.
Foram ao Museu de Arte Sacra.
Fechado. Fechadíssimo.
Forte do Castelo.
Também.
Depois, tomaram o rumo do Parque da Residência.
Fechado. Fechadíssimo.
E o Mangal das Graças?
Idem, idem e mais 30 vezes idem.
Argumentarão muitos de vocês que segunda-feira é dia de cerrarem-se as portas de equipamentos públicos visitados por turistas em qualquer lugar – de Belém a Paris, de Paris aos confins da China.
Parem com isso!
Paris, só para citar um exemplo, pode se dar ao luxo de seguir essa convenção porque recebeu, apenas no ano passado, nada menos de 32,3 milhões de turistas.
E Belém?
Além do Círio de Nazaré, qual é outra época do ano em que a cidade recebe 80 mil turistas? Qual é?
E como se admite que justamente numa época como a que vivemos estejam fechadas atrações essenciais para reter o turista e cativá-lo, para que volte mais vezes à cidade e internalizando benefícios econômicos?
Pode Belém se dar ao luxo de fechar as portas de alguns de seus principais logradouros, justamente numa época em que recebe o maior fluxo de turistas?
É assim, afinal de contas, que se promove o turismo nesta porta de entrada que anseia proporcionar, aos que nos visitam, gozos sem fim diante das delícias da Amazônia?
É assim?

6 comentários:

Anônimo disse...

Cidade de governantes despreparados! Quem dá a política é o governo ou desgovernos, no caso.
Além disso, nossa cidade deveria suspender, para aliviar o trânsito maluco, as aulas, pelo menos na semana que antecede o Círio.
Dois amigos meus deram a entender que não voltarão mais por aqui depois que viram uma cidade suja, com trânsito caótico (sem agentes de trânsito nas esquinas! Um absurdo, motivo por que fecham os cruzamentos!), camelôs por todos os lados, forte cheiro de urina nas ruas, especialmente ao redor do museu, da Basílica (atrás), pontos clandestinos de de taxi, sem contar com um arraial que só serve para piorar o trânsito (indago se esse pessoal de arraial pagam tributos ao município???). Além disso, um deu uma topada na calçada ao lado da Extrafarma da Nazaré, arrebentando suas havaianas (legítimas por sinal). Uma tristeza.

Ismael Moraes disse...

Mas tem os sindicatos! (ou há os sindicatos para os puristas do vernáculo)
Se os sindicatos não autorizarem, ninguém trabalha na 2ª....

Anônimo disse...

Os sindicatos meu caro blogueiro, é que dominam. As 2as são sagradas para os garçons, imagine para os servidores públicos que se acotovelaram no círio. E os supermercados de Belém, que agora não abrem aos domingos até à noite. Inclusive um empresário pagou publicidade, que supermercado fechado tira o direito do cidadão. São os sindicatos meu caro. Veja a situação do BASA ! Os clientes é que penam.
Mas quanto ao turista no entendimento dos governantes: Eles não votam, estão de passagem.

Anônimo disse...

Entendo que os locais públicos são primordiais ao desenvolvimento do turismo em Belém, mas venhamos e convenhamos, estes "turistas" são em sua maioria parentes de parentes de amigos, vizinhos e etc, que não irão frequentar os tão badalados pontos turísticos, já que estes são extremamente caros.

Mas, concordo que, para os poucos que irão frequentar os espaços, poderia sim ser aberto na segunda.

Aliás, será que estes profissionais não passaram os dois dias anteriores trabalhando???? heim????

Anônimo disse...

Além dos garçons, parte deles são servidores públicos e folgam na segunda. Talvez fosse o caso de negociação mesmo com todas as categorias envolvidas.

Anônimo disse...

meu amigo, se o turista quiser sair pra almoçar na estação das docas no domingo do cirio nao pode. Pq só abre as 16hrs...