quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Certeza da vitória chegou aos tucanos ainda no sábado


Estrategistas da campanha do governador Simão Jatene aparentavam tranquilidade no sábado à tarde, tão logo foi divulgada pela TV Liberal, afiliada da Rede Globo, pesquisa do Ibope que apontava um empate numérico, em 50% a 50%, entre o tucano e seu adversário, o peemedebista Helder Barbalho.
É que o levantamento, revelando que nos quatro dias anteriores Jatene tivera uma ascensão de dois pontos percentuais, enquanto Helder caíra dois, estava perfeitamente em sintonia com os trackings da campanha, assim chamadas as aferições diárias que procuram captar para onde estão indo as preferências dos eleitores.
A equipe de campanha de Jatene trabalhava com uma estimativa de vitória por seis pontos de diferença, com margem de erro de dois pontos, para mais ou para menos. E foi o que acabou acontecendo: Jatene se elegeu com 51,92%, o equivalente a 1.858.869 de votos, enquanto Helder obteve 1.721.479, ou 48,08% dos votos válidos. A diferença entre ambos, portanto, foi de exatos 3,84 pontos percentuais, perfeitamente dentro das previsões da aferição feita pelo comitê de campanha tucano.
A confiança - ou convicção, entre alguns do PSDB - de que Simão Jatene, derrotado no primeiro turno, conseguiria virar o jogo no segundo também foi reforçada pelo trabalho de formiguinha feito nas duas últimas semanas antes da eleição.
A estratégia foi ampliar a margem de vitória em municípios da Região Metropolitana, como Belém e Ananindeua, que realmente aumentaram a votação em favor de Jatene, e trabalhar para que em alguns colégios eleitorais das regiões sul e sudeste, onde Helder se mostrou imbatível nos dois turnos, a supremacia do peemedebista fosse pelo menos estancada.
O trabalho surtiu efeito. Uma das evidências: em Paragominas, que é considerado um município da região sudeste, Helder venceu no primeiro turno por 51,32% a 47,74%. No segundo, deu Jatene: 56,07% a 43,93%.
Outra região, o oeste paraense, também foi especialmente visada pela campanha tucana no segundo turno. Como se sabia que Helder teria lá uma vitória folgada, até por conta do sentimento separatista que ainda inebria a região, o trabalho dos tucanos foi para estancar, senão reduzir a pancada. E tanto é assim que a campanha de Jatene foi encerrada em Itaituba, onde ele ganhou de 50,51% a 49,49%. No primeiro, deu Helder: 51,16% a 49,56%.

3 comentários:

Anônimo disse...

Em Paragominas, o ex-prefeito Adnan e atual secretário de Estado foi escalado para ir na sua cidade convencer seus concidadãos a virar pro Jatene. Deu certo

Andreza Malcher

Anônimo disse...

A análise sobre o oeste do estado não bate:
AUSÊNCIA DE GOVERNO, PIOR AINDA, VAI CONTINUAR, ou não?

Anônimo disse...

Não adiantou, como se viu, Helder Barbalho vender a alma aos separatistas.
Aliás, para que falar de separação? O plebiscito acabou de ocorrer e a maioria decidiu ficar unida. Ponto final, game is over.
Agora é trabalhar pelo desenvolvimento do Pará e, nesse quesito, Jatene é, disparado, melhor do que Helder. O Pará ganhou com a eleição do tucano.