terça-feira, 29 de abril de 2014

Cratera cresce mais três metros

O buraco aberto no cruzamento das avenidas Almirante Barroso e Tavares Bastos no último sábado, em consequência do desabamento de terra sobre a galeria subterrânea de drenagem na área, sofreu um aumento de cerca de três metros de largura em virtude da chuva forte que caiu sobre Belém, ontem à tarde. Agora, técnicos da prefeitura de Belém vão definir ao longo do dia de hoje uma nova programação de serviços visando a recuperação da galeria e a recomposição da estrutura da base da pista. Até ontem à tarde, quando ocorreu um novo desabamento de terra, danificando uma caixa de reserva da tubulações de drenagem de água da chuva, a previsão dos técnicos era de que amanhã os serviços pudessem ser concluídos e até sexta-feira haveria a secagem do material empregado no local e a liberação do tráfego de veículos. Agora, a expectativa dos técnicos é continuar os serviços até o final de semana e posterior liberação da pista. Mas tudo depende da intensidade das chuvas na capital.

No sábado, o buraco na pista tinha três metros de profundidade e de sete de largura. O novo desabamento da base de terra sob a pista asfáltica mede cerca de três metros. Assim, a área aberta na pista passou a medir cerca de 10 metros.

Antes da chuva, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) esperava terminar hoje o serviço. O buraco tem 128 metros cúbicos. Há cerca de outros 20 poços de visita (PVs) para escoamento da água da chuva na Almirante Barroso e todos já estão passando por uma análise preventiva. Ontem, no primeiro dia útil após o surgimento da cratera, os transtornos foram muitos.

Caos - Mais de dez quilômetros de engarrafamento na rodovia BR-316 se formaram graças ao túnel interditado, no sentido Ananindeua-Belém. Os elevados do Entroncamento ficaram congestionados e mesmo depois dos horários de pico, ainda sobrou lentidão. Pontos de ônibus ao longo da Almirante Barroso ficaram lotados e mutos passageiros reclamaram de motoristas queimando paradas. Até o fim dos reparos, condutores de veículos particulares e usuários do transporte público vão precisar de paciência. Enquanto isso, internautas tentam aliviar o estresse com inúmeras piadas sobre a cratera nas redes sociais.

O técnico de informática Tiago Corrêa, de 29 anos, disse que passou mais de 30 minutos na parada, quando geralmente não passa mais de 10 minutos. “Posso pegar muitos ônibus diferentes para ir trabalhar, mas como todos estão vindo do mesmo lugar está demorando. Só que muitos estão tentando compensar os atrasos e não param. Um absurdo. A gente não tem culpa”, criticou. Por razões semelhantes, quem ainda tinha um pouco de tempo ou não estava muito distante, descia dos ônibus e seguia andando. O clima menos ensolarado favoreceu as caminhadas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Efeito do legado deixado por todos os políticos que governaram a cidade.

Anônimo disse...

Querem apostar que ainda vai ter beócio dizendo que: o jatene e o Zenaldo, só de "pirraça", cavaram esses buracos "na unha" na calada da noite??? Vamos ter calma gente!!! Ja que suportamos os "PeTralhas" ha mais de 14 anos, não custa esperar 1 semana pra essa obra ficar pronta, égua de voces!!! Karla Maues

Anônimo disse...

E o Espaço Aberto nem noticia que já começaram a construção do metrô em Belém. Égua da barrigada!!!

Kenneth