sábado, 29 de janeiro de 2011

Engenheiro não descarta que raio tenha derrubado edifício

O engenheiro civil Nagib Charone Filho disse há pouco, em conversa com o Espaço Aberto por telefone, que não está descartada a possibilidade de que um raio tenha derrubado o edifício "Real", que desabou no início da tarde deste sábado, na travessa 3 de Maio, próximo à Governador José Malcher, em São Brás.
Charone, que também é professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e assina uma coluna aos domingos, na página 2 do primeiro caderno de O LIBERAL, disse ter ouvido informações de pessoas que se encontravam próximo ao edifício de que um forte raio caiu no local.
"Todo mundo que estava na área ouviu um barrulho de raio. Um raio pode derrubar um prédio? É claro que pode. Mas precisamos esperar para ver", disse o engenheiro. Segundo ele, a perícia dispõe de meios para apontar se o edifício veio abaixo por ter sido atingido por um raio.
Charone considerou precipitado, neste momento, afirmar-se que o desmoronamento teria sido decorrente de problemas nos alicerces. "O prédio, até onde eu estou informado, é como se tivesse implodido, da mesma forma que ocorreu com o 'Raimundo Farias'", comparou o engenheiro, referindo-se ao edifício que também estava em construção e caiu em 1987 no bairro do Reduto, em Belém, matando 40 operários.
"Neste momento, ninguém pode dizer se o prédio caiu em consequência de um raio ou em virtude de problemas de fundação ou erros de cálculo. Já conversei com o dono da construtora e ele, que também é engenheiro, me garantiu que o prédio não tinha problema algum", contou Charone.
Segundo o engnheiro, o desabamento do "Real" não causou, pelo menos à primeira vista, qualquer abalo na estrutura do "Blumenau", o edifício que fica bem ao lado e que no momento está interditado. "O 'Blumenau' é todo revestido de pastilhas. Se um pilar tivesse alguma problema, as pastilhas se descolariam", ensinou o engenheiro.

13 comentários:

Anônimo disse...

Raio? Eis ai um bom álibi para escapar da indenização dos prejuizos e salvar a "reputação" da engenharia civil paraense.Como diria a Natal Silva: pensa que eu sou lesa?!! eu sei que são milhões de reais em jogo. Mas quanto vale a nossa segurança?!

Anônimo disse...

Sinceramente, não dá pra acreditar nisso não. Qdo muito talvez provoque incendio, mas derrubar daquela forma?
Se esse absurdobse confirmar então quem mora em predio em Blm, local de muitos raios, tá ferrado.
Quem se habilita a morar num desses predios?????

Herbert Marcus disse...

É mais provável que um boi voador, ao tentar pousar no alto do prédio, tenha sido o responsável pelo desabamento do Real Classic.
Espantoso como um engenheiro, e mais grave ainda, professor da Ufpa, corroborar uma teoria, no mínimo, fantasiosa.
Pergunto-me se o famigerado espirito de corpo não tenha motivado o professor a fazer tal afirmação. Pelo menos poderia ter acrescentado que a estrutura não estava aterrada, portanto, protegida contra raios.
Interessante notar que um dos engenheiros responsáveis pelo Raimundo Farias era também professor da UFPA. Segundo relatou-me um de seus alunos, o professor morreu de cancer jurando que o material utilizado na construção não estava de acordo com as especificações técnicas. Em outras palavras, era material de baixa qualidade.

Espero que não aconteça agora o que ocorreu com os responsáveis pelo Raimundo Farias - engenheiros e construtores. O processo prescreveu, com a conivência de muitos, e ninguém foi punido. A maioria dos corpos dos operários não foi resgatada e as famílias não foram indenizadas como deveriam.

Anônimo disse...

Essas é a maior piada do ano! Conta outra Nagib.

Anônimo disse...

Tem horas que é melhor ficar calado!! O presidente do CREA abriu a boca e falou besteira!! Sinais de corporativismo reinando entre os engenheiros do Pará.

Anônimo disse...

Foi a Matinta Pereira Dr. Nagib!!!

Santiago Junior disse...

É Nagib, vc acabou de BEATIFICAR o engenheiro da construtora quando o mesmo afirma que o prédio não tinha problema algum, Na verdade, esta nota tá mais pra propaganda desta firma de engenharia. Amanhã ela muda de nome, se enterra quem morreu e a vida continua bela e maravilhosa. Essa engenharia do pará é uma piada pronta mesmo.

Aurelino Santos Jr. disse...

Prezados

Lembro, à época do desabamento do Raimundo Farias, uma série de matérias, do Prof. Charone, sobre um chamado "mar de lama" que haveria no subssolo de Belém. Um outro engenheiro de solo, o Antônio Tavares falava de uma falha geológica que tinha a ver com aquela acomodação de camadas (terremoto), ocorrida em 1968.

Seria bom que os geólogos fossem ouvidos e se saber se há sondagens (pesquisas) que antecedam os estaqueamentos. Me parece que li nas matérias do Prof. Charone, à época, que não faziam essas sondagens e sim que as estacas iam sendo cravadas até encontrar um ponto firme.

Com a palavra os especialistas. Nós só precisamos das respostas e cada vez mais precisamos sim. Qual o risco que estamos, todos nós, correndo?

Aurelino Jr

Anônimo disse...

Como leigo, me permito acatar o "palpite" do Dr. Charone ou seja: Um raio pode, sim, derrubar um edifício (como imbecíl, não). Desde, porém, que, como se referiu um dos comentaristas acima, a estrutura em construção não estivesse devidatente aterrada (com o para-raios instalado e funcionando corretamente). Se assim não estava, evidente fica a responsabilidade dos responsáveis pelo andamento da obra que, possivelmente, teriam deixado a instalação do para-raios para ser o último "detalhe" a ser providenciado.
Moral da história: Segurança (contra raios) para os moradores, proprietários ou inquilinos, SIM. Para os operários, verdadeiros heróis da verticalização urbana, NÃO.

Marcio Bandarra disse...

Meu povo!!!!
Gente desta terra do Grão Pará!!
Parece que estamos a fzer jus as
deferncia sulistas á esta terra:
Opinamos com "tribos" que devedem
seus pontos de vistas antagônicos
com dardos enevenenados no texto!!
O professor deixa ao comentar,a informação de que o edificio pode
ter sido derrubado por uma raio..
e não que radio derruba prédio.
É diferente!
Se o edificio uqe desabou ainda não tinha seu isolamento contra intempéries finalizado,pode sim ocorrer o sinistro.
A outra besteira é o titular da SECOM dizer que " a causa vem do Governo anterior"
Que merda de cidade /estado é este.
Chga de politicagem em tudo.
Há vidas perdidas , há sim dinheiro
perdido,há temor pelas familias que
habitam área.Todo mundo perdeu nessa!

Desculpe,PB.
Mas nã dá mais pra viver numa cidade,dividida no meio:
pela infroimação, pela politica,
pela posição geográfica,por muitos pobles e muitos ricos..
Por um meio ,quase nada prefeito..
por uma meia duzia de vereadores..
por uma casta e outra "casta que se "acham"...

Marcio Bandarra.

Aurelino Santos Jr. disse...

ERRATA, COMENTÁRIO DE AURELINO JR: SUBSOLO

Anônimo disse...

Aí está o verdadeiro BOOM imobiliário! Que enche os cofres de alguns e literalmente estoura na cabeça de outros. Houve um tempo em que havia limites para a "saga" dos construtores de espigões com uma legislação que disciplinava o uso do solo e principalmente a altura. Hoje o céu (ou seria o inferno?) é o limite. No meio dos destroços sempre a mesma cadeia irresponsável que fecha os olhos para o que devia ver e fiscalizar. E seguem as grandes torres com seus nomes sofisticados e preços astronômicos no reino de Duciolandia. Depois das mangueiras agora são os prédios que caem. Como disse o emérito professor a culpa é da chuva!!

Anônimo disse...

Espero que esse desabamento freie a corrida insandecida por aptos e caia a especulação imobiliÁria.