No AMAZÔNIA:
A Associação dos Amigos da Amamentação (Amamem) e o Grupo Istar levaram ontem para a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará cerca de 20 potenciais doadoras de leite materno, que participaram de uma confraternização de encerramento das atividades do ano dessas entidades e ainda participaram da I Doação de Fim de Ano, em parceria com o Banco de Leite Humano do hospital.
A aproximação dos grupos com o hospital tem tudo para ajudar a aumentar a capacidade de atendimento com leite humano dos cerca de 120 bebês de zero a três meses de vida, em média, que são assistidos pela Unidade Neonatal da Fundação Santa Casa. A maioria deles, segundo Cynara Sousa, coordenadora do Banco de Leite, precisa do alimento. Hoje o hospital consegue arrecadar 30 litros de leite materno todos os dias, totalizando 900 litros ao mês e 10.800 ao ano.
De janeiro até ontem, 1.857 recém-nascidos foram beneficiados com as doações de 300 mães. Esse número corresponde ao atendimento de 49% da demanda do hospital. Em 2008, o índice de cobertura ficou em 33%. Como a maternidade não consegue atender 100% dos bebês, 51% acabou recebendo alimentação alternativa.
Eunice Begot, da Amamem, acredita que a iniciativa de aproximar o hospital de futuras mamães deve render bons frutos. Junto com o grupo Istar e Parto do Princípio, profissionais de várias especialidades, todos voluntários, promovem aos sábados palestras e atividades para o público-alvo na academia Cia Athletica.
Neste ano, por sugestão de uma das participantes, foi criada a I Doação de Fim de Ano, que também teve como objetivo arrecadar roupinhas para bebês de mães carentes, que estão com filhos internados na maternidade.
O evento começou com um café da manhã no salão de eventos Dona Izaura e seguiu com a ordenha de voluntárias no auditório da Santa Casa, realizada pelo projeto Bombeiros da Vida, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, que executa a ação de coletar o leite humano, todos os dias do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário