No AMAZÔNIA:
Como já era esperado, o primeiro dia de funcionamento da rotatória na confluência das avenidas Júlio César e Pedro Álvares Cabral foi marcado pela tensão dos motoristas e pedestres e por engarrafamento e trânsito lento pelo local. Desde as oito horas, quando o semáforo do cruzamento foi substituído pela estrutura da rotatória, destinada a conciliar o fluxo de veículos leves e pesados pelo perímetro durante as obras de construção de um elevado como parte do projeto Ação Metrópole, do governo do Estado, carros e veículos pesados começaram a se concentrar em longas filas para seguir pela pista.
Muitos condutores de veículos foram apanhados de surpresa com o funcionamento da rotatória, ainda que a vigência da estrutura no perímetro tenha sido divulgada pelo governo do Estado e pela Prefeitura de Belém, especificamente pelos órgãos do setor de trânsito. O fluxo de veículos foi intenso, mas como os motoristas tiveram que aprender a se conduzir pela rotatória em grande escala, o tráfego foi lento na maior parte da manhã. Alguns operários das obras do Ação Metrópole chegaram a se posicionar para orientar os motoristas. Pelo lado da rotatória no sentido Entroncamento-Doca os veículos seguiram sem tanta dificuldade, mas no sentido Aeroporto-Entroncamento houve engarrafamento, dada a grande quantidade de carros e veículos pesados para fazer a rotatória a partir da Júlio César, para chegar na Pedro Álvares Cabral e se dirigir para a área de entrada e saída de Belém. Doze homens da Ctbel e seis guardas de trânsito da Guarda Municipal estiveram em ação na área da rotatória.
Entre os pedestres, as reclamações predominantes foram sobre o novo posicionamento das paradas de ônibus, diante do funcionamento da rotatória. Os pontos de ônibus ficam no começo da rotatória pela Pedro Álvares Cabral no sentido Entroncamento-Doca e perto de um posto de combustível, no final da estrutura, na Pedro Álvaro Cabral, sentido Doca-Entroncamento. Nenhum acidente foi verificado ontem pela manhã na área, e a expectativa tanto dos motoristas e pedestres quanto dos agentes de trânsito é que até o começo desta semana a rotatória já possa ser mais bem utilizada pela população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário