Do Comunique-se
Pesquisa revela que 80,1% dos jornalistas que acessam redes sociais as utilizam profissionalmente. O levantamento, realizado pela S2 Comunicação Integrada, mostra ainda que 712 dos 900 entrevistados são usuários de sites de relacionamento.
O uso profissional é mais difundido nos estados do Sul e Sudeste. Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, apenas 60,7% dos jornalistas usam as redes sociais para o trabalho.
O estudo também mostra que o Orkut é a rede social mais frequentada pelos jornalistas brasileiros, com penetração de 83,5%. Em segundo lugar está o Twitter (48,8%), seguido por Facebook (33,1%), MySpace (20,1%), Flickr (18,9%) e Linkedin (15,8%).
Entretanto, o Twitter é a ferramenta atualizada com mais frequência. De acordo com a pesquisa, 51,7% dos usuários postam novos tweets quatro vezes ou mais por semana. A utilização do Orkut e do Facebook é menos constante - 54,9% e 60,9%, respectivamente, atualizam seus perfis uma vez por semana ou menos.
Um comentário:
Li recentemente na Folha de SP sobre a morte do e-mail. Segundo a reportagem, os jovens estão preferindo as redes sociais por serem mais rápidas, com respostas instantâneas! Ainda segundo o texto, o e-mail ficava reservado para comunicações mais longas e respeitosas, como para professores e pais, ou para contatos profissionais.
Mas a verdade é que o fenômeno não atinge somente os jovens, mas todos (vide a nota que comento). Eu mesmo, ainda prefiro a comunicação via e-mail, mas não abro mão do bom e velho msn, e ainda abuso de mensagens de celular.
E já vi diversas instituições que utilizam ferramentes de comunicação instantânea entre seus funcionários, iguais ao msn, como forma de agilizar e baratear o custo com comunicação interna!
Boa nota!
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