Na coluna “Outro Canal”, de Daniel Castro, da Folha de S.Paulo:
A procuradora da República Márcia Morgado enviou ofício ao Ministério da Justiça pedindo a gravação e o monitoramento integral de todos os capítulos de "Mulheres Apaixonadas", em reprise pela Globo às 14h40. Em caso de exibição de inadequações para menores de dez anos, o Ministério Público Federal (MPF) deve ser avisado, solicitou a procuradora.
Membros do MPF estão preocupados com a reprise de "Mulheres" porque a novela, em 2003, foi reclassificada como imprópria para menores de 14 anos, por conter erotismo, violência e temática complexa.
Na semana passada, o Ministério da Justiça aceitou pedido da Globo para que a novela fosse reclassificada para maiores de dez anos, o que permite sua exibição em qualquer horário, mediante termo em que a emissora se compromete a adequar o conteúdo a essa faixa etária.
Ao ceder à Globo, o governo ignorou recomendação do MPF para que novelas reclassificadas no ar só fossem liberadas após a análise, por técnicos do ministério, dos capítulos reeditados. O ministério diz que segue portaria do ano passado, que prevê a reclassificação por termo de compromisso.
O problema da reclassificação para dez anos, dizem especialistas, é que crianças com idades inferiores podem ver a novela na ausência dos pais.
A Globo diz que está "adotando as medidas necessárias".
Nenhum comentário:
Postar um comentário