sexta-feira, 19 de setembro de 2008

“O trânsito de Belém ainda tem jeito...”

Do jornalista Francisco Sidou, sobre a postagem O que eu pretendo fazer por Belém como prefeito, do candidato a prefeito pelo PPS, Arnaldo Jordy:

Caro Jordy,

No seu programa de governo, o trânsito caótico/neurótico de Belém mereceu algumas poucas linhas. Na verdade, o trânsito de Belém, atualmente, é um dos principais problemas da cidade, que está ameaçada de ser totalmente "engessada", de parar completamente.
As ruas são como as artérias do corpo humano: quando entopem, provocam o colapso.
Projetos, temos muitos. O que tem faltado é ação.
O projeto dos japoneses da JICA, elaborado na década de 80, foi o mais completo diagnóstico dos problemas do trânsito/tráfego da cidade. Por incrível que possa parecer, ele permanece atual, pela total ausência de soluções desde então.
Terminais de integração, em São Brás e na Praça Waldemar Henrique, e vias expressas só para ônibus iriam reduzir em mais de 60% a circulação de ônibus no centro comercial de Belém, notadamente no eixo Ver-o-Peso/Presidente Vargas. As faixas exclusivas para ônibus também reduziriam os acidentes.
Novos corredores de tráfego como a 1º de Dezembro (obra que se arrasta há mais de 30 anos), a Avenida Independência, a Marquês de Herval e a 25 de Setembro iriam desafogar o congestionamento da entrada/saída da cidade.
Os anéis viários do Entrocamento e da Júlio Cesar (comPedro Álvares Cabral) e a transferência da Estação Rodoviária de São Brás para uma das vias próximas ao aeroporto formam outro conjunto de prioridades para melhorar o pesado trânsito de Belém, que está na UTI.
As obras cosméticas (viaduto meia-sola da Bandeira Branca e os túneis do Entroncamento) apenas serviram para engessar ainda mais o trânsito da cidade. Obras caríssimas e inúteis, verdadeiros monumentos ao desperdício do dinheiro público.
Boa sorte nas urnas, caro Jordy.
Procure mostrar, em seu programa de trabalho nas próximas aparições na TV, que o trânsito de Belém ainda tem jeito...

-------------------------------------------

A resposta de Jordy

Caro Sidou,
ainda que tenhamos ocupado um espaço grande aqui no Espaço, não tratamos o detalhamento das propostas.
Você tem inteira razão, e conforme afirmamos no texto, embora não seja sequer percebido nas pesquisas de opinião, nosso trânsito mata, violenta e fere o direito de todos os cidadãos. Dos que têm carro, dos que andam de ônibus e dos que nem sequer podem isso, pois o custo do transporte não cabe na renda média familiar de 40% da nossa população.
Deixei de dizer isso no texto, mas o PDTU, financiado pela JICA, é o nosso regulador para as transformações e investimentos necessários, assim como a criação do Conselho Metropolitano de Transporte de Massa, para começar a solucionar os problemas que se refletem em Belém, mas envolvem toda a região metropolitana.

Obrigado pela atenção e pelos bons votos que nos deseja nesta campanha.

Um abraço,
Arnaldo Jordy.

Um comentário:

REGINA DE PAULA disse...

Amigo, Me siga e veja como podemos melhorar o trânsito de Belém ! E claro que tem jeito sim basta comprometimento.