quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Lula exalta governo para "inaugurar" pré-sal

Na FOLHA DE S.PAULO:

Cobrindo de elogios a Petrobras e seu próprio governo, mas sem nenhuma referência à possibilidade de criar um novo marco regulatório para o setor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou ontem, numa plataforma a 112 km da costa, a produção do primeiro poço a extrair petróleo da camada pré-sal -o poço 1-ESS-103, no campo de Jubarte, na parte da bacia de Campos que fica no litoral do Espírito Santo.
Repetindo o gesto que fez quando o país atingiu a auto-suficiência, Lula molhou as mãos no óleo e as esfregou no macacão laranja da Petrobras.
O pré-sal é uma faixa que se estende do litoral de Santa Catarina ao do Espírito Santo e que, segundo estudos preliminares, pode conter reservas expressivas de petróleo. Só no campo de Tupi, são estimados 8 bilhões de barris. A produção iniciada ontem é experimental, em condições muito menos difíceis das que serão enfrentadas na bacia de Santos.
Em Vitória, Lula fez um discurso de 40 minutos no qual disse três vezes que era um homem de sorte. "Eu tenho tanta sorte que acho que Deus passou por aqui e resolveu ficar. Porque a sorte aumenta a cada dia." Repetiu que as riquezas do pré-sal serão usadas no combate à pobreza e no financiamento à educação, embora elas só devam se concretizar por volta de 2014. E que a nova fronteira do petróleo vai desenvolver a indústria do país -mas que, para isso, a direção da Petrobras terá que contribuir.
Lula usou o exemplo das sondas de perfuração, que custam até US$ 700 milhões e são produzidas no exterior: "Ou nós tomamos a decisão de fazê-las aqui, gerando tecnologia, emprego, renda e desenvolvimento, ou a Petrobras vai economizar US$ 100 milhões e comprar todas em Cingapura".

Mais aqui.

Nenhum comentário: