quarta-feira, 23 de março de 2022

Exoneração de seu irmão pelo governo Bolsonaro não abala ardor bolsonarista de Éder Mauro

Éder Mauro com a ministra Damares Alves, que nesta quarta (23) visita o Pará

A exoneração de Amaurivaldo Barra, irmão de Éder Mauro, publicada na segunda-feira (21)

O ardor e as convicções bolsonaristas do deputado federal Éder Mauro (PL-PA) não foram, ao que parece, nem um pouco abalados após a exoneração de seu irmão Amaurivaldo Cardoso Barra do comando da Divisão de Desenvolvimento, Registro e Monitoramento da Aquicultura e Pesca, que integra a estrutura da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Pará.

A portaria de exoneração (vejam acima), assinada pela secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (21), quatro dias dias após a Operação Tarrafa.

Deflagrada pela Polícia Federal na quinta-feira, 17 de março, em vários municípios do País, inclusive o Pará, a operação teve o objetivo, segundo a PF, de "desarticular organização criminosa que perpetrava fraudes milionárias no Seguro Desemprego do Pescador Artesanal - SDPA (também conhecido como Seguro Defeso).

Foram expedidos pela Justiça Federal 180 mandados de busca e apreensão e 35 mandados de prisão preventiva. Mais de 600 policiais federais participaram das diligências em 12 unidades da federação: Pará, Maranhão, São Paulo, Ceará, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Tocantins e Piauí. 

Também foram deferidas medidas de busca e apreensão em face de 36 servidores do INSS. Outros seis servidores da Secretaria de Aquicultura e Pesca, lotados no Pará, foram afastados por decisão judicial.

Esquema denunciado - Em suas redes sociais, Éder Mauro não se referiu especificamente ao suposto envolvimento de seu irmão no esquema descoberto pela PF, mas informou que ele mesmo, no ano passado, fez uma denúncia à Polícia Federal "propondo a instalação de um inquérito para investigar as falcatruas no seguro-defeso, que se arrastaram por diversas gestões da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Pará."

Lembrou ainda que, em 2020, foi criado um grupo de trabalho com vários ministérios, com objetivo de investigar e combater quadrilhas especializadas nessas fraudes. "Avante PF!", comemorou o deputado.

Ainda há pouco, o parlamentar fez várias postagens em que saúda a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que chegaram ao Pará com o objetivo de entregar computadores para as escolas públicas dos 17 municípios do Marajó e assinar maisde 2 mil contratos de concessão de uso para agricultores de Curralinho e Bagre.

Nenhum comentário: