quinta-feira, 24 de março de 2022

Estudantes levam na cara spray de pimenta da Guarda Municipal: é o troco que recebem pelo serviço de ônibus caro e péssimo



O Conselho Municipal de Transporte, reunido na manhã desta quinta-feira (24), acatou a proposta da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e aprovou o aumento da tarifa de ônibus para R$ 5,01. O reajuste segue para homologação do Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), que poderá acatar ou não o valor. Não há prazo para homologação do aumento.
Na entrada da Semob, no bairro da Sacramenta, houve confusão.
Confusão e repressão.
Repressão, reparem só nas imagens acima, com gosto de spray de pimenta espirrado por homens da Guarda Municipal no rosto de manifestantes, a maioria estudantes e de entidades como a União Jovem Socialista (UJS).
Tarifa cara, péssimo serviço - O que revolta, e não apenas estudantes, mas a população em geral que tem no ônibus a única - e cara, diga-se - alternativa de transporte em Belém e Região Metropolitana, é o descompasso brutal, inaceitável e intolerável entre o que o usuário paga e, em troca, o que ele recebe em termos de qualidade dos serviços prestados.
E os serviços prestados, sabe-se, são péssimos, com ônibus caindo aos pedaços e linhas sobrepostas, entre outros problemas que são tão velhos quanto Belém, mas perduram entra governo, sai governo.
E por falar em governo, o prefeito Edmilson Rodrigues, que tem nas mãos a batata quente de apreciar o aumento aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte, manifestou-se há pouco no Twitter.
"Amanhã me manifestarei sobre a questão das tarifas de ônibus. E vou levar em consideração para minha decisão os elementos técnicos apresentados pelo Conselho, mas, acima de tudo, as condições sócio-econômicas (sic) da população usuária do transporte coletivo. E para a correta informação à população, é importante dizer que ainda não recebi formalmente a posição do Conselho Municipal de Transporte, o que deve ocorrer até hoje o final do dia. E isso é necessário para que eu possa me manifestar", afirmou Edmilson.
Pelo visto, o aumento será homologado, mas em valor abaixo daquele que o Conselho aprovou.
A ver!

Nenhum comentário: