quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Secretário preso pela SOS é exonerado de duas secretarias. Mas outro, também preso, continua no cargo.

O governador Helder Barbalho exonerou o secretário Parsifal Pontes de duas pastas que ele ocupava, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e a Secretaria de Comunicação (Secom).

Os atos estão no Diário Oficial desta quinta-feira (01). Por enquanto, o adjunto Carlos Auguto de Paiva Ledo responde pela Sedeme. Ainda não aparece quem está respondendo pela Secom.

As mudanças operadas pelo governador sãos as primeiras depois da Operação SOS, deflagrada na última terça-feira (29) para investigar fraudes de estimados R$ 1,2 bilhão em 12 contratos firmados pelo governo do Pará com quatro organizações sociais para gerir hospitais de campanha durante a pandemia.

Parsifal foi um dos secretários presos. O outro é o de Transportes, Antônio de Pádua Andrade. O Diário Oficial de hoje não traz a exoneração do titular da Setran. Helder apenas designou interinamente João Bosco Lobo para responder interinamente pela secretaria.

Leonardo Maia Nascimento, assessor especial do governador, também preso durante a operação da Polícia Federal e apontado como o servidor que participou do processo de seleção das organizações sociais, continua no cargo.


Na decisão que autorizou a SOS, o ministro do STJ Francisco Falcão diz que Parsifal "tem papel preponderante no esquema criminoso investigado". Trecho da representação da Polícia Federal transcrita na decisão do ministro (vejam na imagem acima) liga o então secretário a um dos homens-chave para a consecução das fraudes, Nicolas Tsontakis Morais, a quem a Polícia Federal atribui uma fortuna de R$ 600 milhões e que também foi preso durante a Operação SOS. O pai dele, Naldo Morais, é candidato do PSDB a prefeito de Peixe-Boi, município do nordeste do Pará.

Nenhum comentário: