quinta-feira, 8 de outubro de 2020

De quem será a cara dos memes dos alagamentos? De Edmilson? De Priante? De Thiago? De Gustavo? De quem, afinal?

Meme de Zenaldo depois de um dos alagamentos em Belém. Por enquanto, os alagamentos
são filiados ao PSDB. E depois? Serão do PSOL, do MDB, do Cidadania, do PSD...? De quem?

Em seu muito lido blog Zé Carlos do PV, Zé Carlos do PV levanta questão das mais interessantes, das mais atuais, das mais pertinentes e, por último mas não menos importante, das mais polêmicas politicamente.

Seu candidato tem solução para os alagamentos de Belém? - pergunta o blogueiro.

Pergunta mais - aliás, ele pergunta e já responde: "A cidade alagava na época em que Edmilson era Prefeito? Sim. Alagava na administração Duciomar? Sim. Alaga agora no período do Zenaldo? Sim.

Pois é.

Assim como o Brasil talvez seja o único país do mundo em que politizaram o coronavírus Covid-19, Belém talvez seja a única cidade do mundo em que alagamentos causados por chuvaradas diluvianas estão filiados a um partido. Não a um partido qualquer, mas ao partido que sempre está no poder, porque alagamentos que se prezam, vocês sabem, não desgrudam do poder.

Portanto, desde que Francisco Caldeira Castelo Branco aportou lá no Forte do Presépio, naquele 12 de janeiro de 1616, Belém apara volumes colossais de chuvas durante o seu inverno.

Aliás, nunca esqueçamos que Castelo Branco chegou à cidade em pleno período de chuvas. Se estava chovendo naquele dia, não se sabe, mas que ele chegou no período dela, sobre isso não há dúvidas.

Desde 1616 até agora, as chuvaradas se sucedem.

Com a urbanização da cidade, seu crescimento populacional, com o represamento dos canais e a transformação deles em lixões a céu aberto, onde cabem até carcaças de veículos, por tudo isso e muito mais, portanto, os alagamentos foram, ao longo do tempo, assumindo dimensões fenomenais.

E há mais de 400 anos, entra prefeito, sai prefeito, mas nada de se resolver esse quatrocenário e gravíssimo problema.

Mas haja memes. E haja partidarização dos alagamentos.

Antes de Zenado, tínhamos o alagamento do PTB (na gestão Duciomar Costa), do PT-PSOL (Edmilson Rodrigues), do PFL (Hélio Gueiros) e assim sucessivamente, retroagindo até 1616.

Até 31 de dezembro de 2020, o alagamento será tucano, encerrando um ciclo de oito anos da gestão de Zenaldo Coutinho.

Daí para a frente, os alagamentos serão de que partido?

Será do PSOL, do MDB, do Cidadania, do PSD, PSB, PMB, PRTB, Republicanos, Patriota, PTC, PSTU,  PCO?

E os memes - aqueles engraçadíssimos, como os que fazem hoje do Zenaldo -, já estão sendo preparados?

Quem estará nos memes?

Edmilson Rodrigues, José Priante, Thiago Araújo, Gustavo Sefer, Cássio Andrade, Delegado Federal Eguchi, Mário Couto, Guilherme Lessa, Vavá Martins, Dr. Jerônimo, Cleber Rabelo, Jair Lopes? 

Quem será?

Ah, sim.

E já que estamos vendo candidato ir a cartório para registrar suas promessas de campanha (hehe), por que não registram solenemente a promessa - ou proposta, se quiserem - de que, assim que assumirem, vão acabar, tipo assim, em um ano, com os alagamentos em Belém?

Por isso, repita-se, por pertinente e atualíssima, a pergunta de Zé Carlos do PV: seu candidato tem solução para os alagamentos de Belém?

Tem?

Se tem, por que não registra em cartório a promessa solene e formal de acabar com eles?

Por quê?

Nenhum comentário: