quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Trump já indicou desinfetante contra a Covid. Como travar com um homem desse um debate de alto nível?

Trump e Biden: um debate frustrante, é certo. Mas Trump é aquele que, numa simples
conversa em botequim de esquina, seria capaz de torná-lo indigno da presença de um ser humano

É impressionante como a Imprensa americana e boa parte da europeia estão repercutindo - negativamente, é claro - o primeiro debate da eleição presidencial nos EUA, entre Donald Trump e Joe Biden.
O confronto está sendo pintado como vazio de conteúdo e desprezível na forma, com bate-boca, interrrupções frequentes do adversário (sobretudo por parte do republicano) e xingamentos explícitos.
Vi o debate por inteiro - do começo ao fim.
De fato, achei-o frustrante, não em relação a Trump, de quem espera-se apenas a baixeza abissal, mas em relação ao democrata Joe Biden.
Mas, pensando bem, minha frustração - não sei se a de outros que assistiram - não faz sentido. Isso porque, afinal de contas, ninguém pode esperar um debate de alto nível em que Trump esteja presente.
No debate, ele foi o que é e sempre foi: um mentiroso compulsivo, um ególatra doentio, um racista muito próximo de bradar que vidas negras não importam e um negacionista impregnado até o último fio de cabelo com o vírus infame da negação.
Como esperar, então, que alguém, por mais elegante, comedido e convincente que seja, possa travar com Donald Trump um debate de alto nível?
Agora, é certo que Biden perdeu uma grande oportunidade de destroçá-lo.
Quando se tem alguém pela frente como Trump, que já prescreveu desinfetante contra a Covid-19, é um sonegador que se recusa a mostrar suas declarações de renda e se excede com suas teses conspiracionistas, diante de um homem como esse, portanto, outra alternativa não resta a não ser lembrá-lo, de minuto a minuto, que ele é sonegador, mentiroso, lunático e outros qualificativos correlatos.
Biden, elegante demais, não conseguiu fazer isso.
Mas lavou nossa alma quando chamou Trump, ainda que poucas vezes, de "mentiroso" e de "palhaço".
Pelo menos isso.

Um comentário:

Unknown disse...

TRUMP foi tão ruim que as pesquisas sobre este debate deram a ele 60% contra 30% do seu opositor. 10% não comentaram. Já pensou se ele fosse bem qual seria o resultado?