sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Deslizes da Hydro podem resultar na suspensão de suas atividades


Drenagem clandestina descoberta por técnicos do "Evandro Chagas": ilícito que pode custar muito caro à Hydro
Advogados ouvidos pelo Espaço Aberto, logo depois da revelação do laudo do Instituto Evandro Chagas confirmando a contaminação das águas de Barcarena pela Hydro, acreditam que as evidências colhidas pelos trabalhos periciais são de tal forma contundentes que podem perfeitamente amparar vários pedidos no âmbito judicial, inclusive para que as operações da Hydro sejam temporariamente suspensas.
E por que essa medida extrema seria justificável agora? Porque, como diz um advogado ao blog, a empresa não apenas demonstra ter-se esquivado em dotar sua planta industrial de sistemas de controle eficazes como, além disso, estaria incorrendo em ilícito doloso ao abrir um dreno clandestino para escoar efluentes químicos, conforme atestado por técnicos do Instituto Evandro Chagas, que chegaram a fotografar a tubulação irregular.
Para que vocês vejam a gravidade da contaminação, tomem como exemplo apenas o chumbo. Cliquem aqui e vejam: adultos intoxicados por sofrer de mudança de personalidade, dores de cabeça, sabor metálico na boca, perda de apetite e incômodos abdominais que culminam em vômitos e prisão de vente. Nessa faixa etária, a lesão cerebral é pouco comum.
Em crianças, habitualmente os sintomas iniciam-se com irritabilidade e com a perda de interesse por brincadeiras. Subsequentemente, surgem abruptamente, sintomas mais severos que evoluem dentro de 1 a 5 dias, como vômitos violentos e persistentes, instabilidade da deambulação, confusão, sono e, por fim, incontroláveis convulsões e coma. Este quadro que indica lesão nervosa é causado principalmente pela edemaciação ocorrida no cérebro. Tanto crianças quanto adultos podem apresentar anemia. Se houver uma redução na exposição ao chumbo, pode haver uma melhora espontânea, piorando novamente quando a exposição retornar.
Agora cliquem aqui para ver que a intoxicação por alumínio (Al) pode causar constipação intestinal, cólicas abdominais, anorexia, náuseas, fadiga, alterações do metabolismo do cálcio (raquitismo), alterações neurológicas com graves danos ao tecido cerebral. Na infância pode causar hiperatividade e distúrbios do aprendizado. Inúmeros estudos consideram que o alumínio tem um papel extremamente importante no agravamento do mal de Alzheimer (demência precoce). O excesso de alumínio interfere com a absorção do selênio e do fósforo.
Nos casos mais importantes de contaminação por alumínio é muito importante que todas as panelas da casa sejam trocadas por panelas de aço inox (inclusive a panela de pressão que pode ser de inox ou revestida de teflon). Outras fontes de contaminação com alumínio são: medicações anti-ácidas, utensílios de cozinha de alumínio, papel aluminizado, cremes para a pele com alumínio, farinha branca de trigo, fermentos em pó, queijo (o fosfato de alumínio é usado como emulsificante) água gaseificada, tubos de pasta de dente de alumínio e desodorantes anti-perspirantes.
Chumbo e alumínio são alguns dos metais presentes nas águas em Barcarena, despejados pela Hydro, agora atada por esse laudo devastador.

Nenhum comentário: