quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Comissão vai cobrar até do governo norueguês providências contra Hydro



Em vídeo enviado exclusivamente, nesta quarta-feira (21), para divulgação no Espaço Aberto, o deputado federal Edmilson Rodrigues disse que a Comissão Externa da Câmara dos Deputados que vai apurar eventuais responsabilidades da Hydro, suspeita de poluir com rejeitos químicos a região de Barcarena, vai fazer valer a legitimidade e a força do Poder Legislativo para cobrar providências, inclusive, da Noruega como Nação.
“Não abrirei mão que a embaixada da Noruega ouça a Comissão Externa da Câmara.
Ela terá que conversar com o Poder Legislativo, com os membros do Congresso Nacional. Este é um país soberano”, afirmou o parlamentar do PSOL, que integra a comissão juntamente com seus colegas Elcione Barbalho (MDB), Arnaldo Jordy (PPS) e Delegado Éder Mauro (PSD). Os quatro integram a bancada paraense na Câmara.
O deputado se diz convicto de que as águas com coloração avermelhada, que tomaram conta de Barcarena no último final de semana, foram contaminadas por resíduos químicos que teriam escapado da fábrica da Hydro, que produz alumina. E avalia não haver sentido na postura da empresa, que na Noruega respeita as leis ambientais, mas no Brasil não.
“É inadmissível que a empresa, que não polui nenhum riacho na Noruega, país desenvolvido com normas rígidas, pode se dar o direito de, no Brasil, deixar de cumprir as normas e colocar em risco a natureza e vidas humanas”, diz Edmilson.
Assista ao vídeo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo, agora entendi a rápida saída do secretário Luis Fernandes da semana.