quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Diretor da Doxa faz projeções para o segundo turno em Belém


O cientista política Dornélio Silva, diretor-geral da Doxa, que acertou as projeções sobre o primeiro turno em Belém, respondeu à pergunta do Espaço Aberto sobre para quem migrarão os votos de Úrsula Vidal, Carlos Maneschy e Delegado Éder Mauro.
Confiram abaixo.

------------------------------------------------------

Quando Éder Mauro despontou como o grande favorito e obtinha, àquela altura, mais de 35% das intenções de voto, fiz um estudo pra saber de onde estavam vindo esses votos.
Pela análise de dados, descobri que a grande maioria, em torno de 40%, estava vindo do Zenaldo, tendo em vista que a avaliação de Zenaldo estava acima de 60% de reprovação; e as intenções de voto dele giravam em torno de 8%. Quando Zenaldo começou a subir, Eder Mauro começou a cair. Comprovava minha tese.
Analisando novamente meu banco de dados, fiz um estudo cruzando intenção de voto pela rejeição dos candidatos. Dos eleitores de Ursula, em torno de 38% rejeitam Zenaldo; outros 13% rejeitam Edmilson. Isso significa que grande parte dos votos migraria mais para Edmilson do que para Zenaldo.
Em se tratando de Eder Mauro, 16% dos que votaram no delegado rejeitam Edmilson; e 25% rejeitam Zenaldo.
Dos que votaram em Maneschy, 15% rejeitam Edmilson, enquanto 25% rejeitam Zenaldo.
É uma análise dos dados do primeiro turno. Sabe-se que o segundo turno é uma outra eleição. Como foi detectado nas últimas pesquisas e o resultado das urnas, Edmilson está em descendência, enquanto Zenaldo em ascensão.

Qual a estratégia de Edmilson para estancar a sangria que vem sofrendo e frear Zenaldo?

4 comentários:

Anônimo disse...

Estranho. Se a maioria dos eleitores dos outros candidatos rejeita mais o Zenaldo, como ele está em ascensão?

Anônimo disse...

Estranho ou não foi a única que acertou.

Anônimo disse...

Todo o texto foi com base na análise científica dos dados, já a conclusão foi de acordo com a opinião dele desprovido de cientificidade e atendendo os que pagam pela pesquisa.

Anônimo disse...

Ou então é a opinião do "blogueiro" que nada tem de cientifico.