quarta-feira, 4 de maio de 2016

Projeto que tem a água como tema será apresentado hoje


Belém é a primeira das seis cidades da América Latina escolhidas pelo Conselho Mundial da Água a concentrar os debates para compor a programação da oitava edição do Fórum Mundial da Água.
Nesta quarta-feira (O4), às 19h, no Espaço São José Liberto, será apresentado o projeto Rumo a Brasília/ Norte das Águas, que pretende mobilizar a sociedade em torno do tema água, com oficinas, debates interativos, apresentações culturais, gastronomia e palestras com renomados pesquisadores que abordam a temática.
Esse evento é preparatório ao Fórum Mundial da Água, que acontecerá em março de 2018 em Brasília. Em setembro deste ano será a vez da cidade mexicana de Tijuana promover o mesmo debate e, em novembro, Salvador, na Bahia, também terá programação similar. Já em 2017 essas discussões acontecerão em Santiago, no Chile, assim como em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Para o coquetel de lançamento do projeto, um dos quatro representantes do Brasil no Conselho Mundial da Água estará em Belém para detalhar o evento Rumo a Brasília/Norte das Águas, marcado para o período de 8 a 12 de junho próximo. Newton Azevedo, governador do Conselho Mundial da Água e presidente da Associação Brasileira de Indústrias de Base (ABDIB), vai explicar a importância do evento em Belém e mostrar como a sociedade pode e deve participar da formatação desse debate, que vai chegar ao Fórum Mundial da Água.
            Vinicius Vieira, um dos coordenadores de conteúdo do Rumo a Brasília/Norte das Águas, também vai mostrar o que representa a capital paraense sediar essa discussão e participar ativamente da composição do programa, especialmente no ano comemorativo aos quatro séculos de fundação da cidade.
O evento preparatório vai evidenciar que a água é turbina que move todas as atividades econômicas no mundo. É o principal insumo do Turismo (praias, rios, igarapés, cachoeiras); da Agricultura; Indústria e muito mais.
Para se produzir um quilo de pão se utiliza-se nada menos do que 1.600 litros de água. Para uma cervejaria fazer um simples copo de cerveja é necessário pelo menos 75 litros de água. A água está presente até na roupa que usamos. Produzir um ovo em granja consome 3.340 litros desse bem. Em um lençol de algodão são gastos 10.600 litros de água e a cada quilo de carne bovina que encontramos no supermercado está ali o extraordinário consumo de 15 mil litros de água.
O Brasil é um grande exportador de água, sob forma de soja e cereais. E o Pará também é um grande exportador de água do território brasileiro, em razão da pecuária e exploração mineral.
O Pará, e todos os Estados da região Norte do Brasil, desponta com o maior índice de desperdício de água, com percentual acima de 70%, enquanto a média brasileira é de 50%, o que já é considerada muito alta.
Proteger, cuidar, reutilizar, reciclar, preservar são verbos que devem ser conjugados com a água. Este bem, que corre nos leitos dos rios ou tão somente explode em tubulações do centro ou subúrbio de uma cidade na memória humana é apenas uma fórmula (H2O), mas na verdade se traduz em vida.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Um comentário:

Anônimo disse...

Essas pessoas deveriam passear no bairro do Marco onde o número de lava-jatos a céu aberto deve impressionar os que se preocupam com o tema. A prefeitura faz que não vê e a Cosampa ignora. Segunda-feira dia 2, um homem foi morto num dos lava-jatos da Timbó entre Almirante e João Paulo. Esses já completaram 25 anos pelo menos. E até os postes sabem que também são ponto de drogas. A PM passa por lá todas as noites e não é pra prender ninguém.