sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Moro, ministro, é sim mais político do que nunca



Sergio Moro tem razão em achar o cúmulo da teoria conspiratória essas alegações de que ele, ao aceitar um cargo de ministro no governo Bolsonaro, estaria apenas consumando as suspeitas sobre sua suposta parcialidade no julgamento de Lula.
Olhem, sinceramente, isso de fato não faz sentido algum. Porque, se alguém acha que faz, então deveriam alegar a suspeição, a parcialidade não apenas de Sergio Moro, mas de todos os magistrados de instâncias superiores que chancelaram seus atos no processo envolvendo Lula.
Entre esses magistrados estão, inclusive, membros do STJ, que negaram HCs para o ex-presidente, e integrantes da 8ª Turma do TRF4 que mantiveram a condenação de Lula por Sergio Moro e, além disso, aumentara a pena imposta em primeira instância.
Essa é uma questão.
A outra questão é Moro dizer que, aceitando o cargo de ministro, não estaria contrariando declarações passadas, em que ele prometeu jamais se envolver com política.
Hehe.
Se Moro, àquela altura, quis referir-se à política partidária, tudo bem, ele continua coerente com o que disse.
Mas é inegável que o cargo de ministro é político, sim.
É essencialmente político, ainda que ocupado por um técnico sem filiação partidária como Sergio Moro.
Aliás, o que o juiz vai ter que tratar com políticos, num ambiente político, envolvendo temas políticos com motivação essencialmente políticas não está no gibi.
Bem diferente de suas funções judicantes, quando lidava com políticos para decidir, com base nos códigos – ou na letra fria da lei, para usar expressão corrente -, se eles eram culpados ou inocentes.
Acabou essa fase.
Moro, agora, é político, sim.
Genuinamente um político.
E, acho, isso não o desmerece, como não desmerece ninguém.
Porque a política é atividade das mais dignificantes.
Pena que tantos a tornem indigna e se façam indignos por causa da política.

4 comentários:

Anônimo disse...

Então é normal um juiz que julga um processo importante, depois de dar uma sentença que favorece em muito alguém, ser contratado pelo favorecido ?

Anônimo disse...

A grande razão para os contrarios das mudanças que virão é o fim da moleza que o PT oferecia em troca de srmantwt no poder. Agora chupem o osso cambadas de parasitas.

Anônimo disse...

Político não, Presidente.

Anônimo disse...

Que visão obtusa e distorcida nesse post. Putz!