terça-feira, 4 de outubro de 2016

E agora: para onde vão os votos de Maneschy, Úrsula e Éder Mauro?


A pergunta que não quer calar desde domingo, quando o último voto foi computado e apontou Zenaldo Coutinho (PSDB) e Edmilson Rodrigues (PSOL) na disputa em segundo turno em Belém: para quem migrarão os 75.401 votos do Professor Maneschy, os 79.968 de Úrsula Vidal e os 128.549 do Delegado Éder Mauro?
O Espaço Aberto ouviu três analistas, dois deles com forte militância partidária.
"Acho que as pessoas que votaram na Úrsula e no Maneschy são votos de mudança majoritariamente. Daí imagino que tudo vai depender da rejeição de um ou de outro", aposta um dos analistas.
"A Úrsula foi voto do 'nem esse, nem aquele, muito menos o outro'. Talvez os eleitores do Maneschy corram para o Edmilson, porque sabem que o Zenaldo é pior para o PMDB do que o candidato do PSOL. Mas a Úrsula provavelmente não deve se posicionar por nenhum, uma vez que ela está se cacifando para ser uma terceira via, igual à Marina em nível nacional. Já o Delegado, se consideramos o perfil na Câmara, Edmilson e ele são absolutamente antagônicos. Acho bem difícil ver um cara que votou no Éder Mauro votar no Edmilson e vice-versa. Mas o voto no Éder Mauro é também a negação do Zenaldo", diz um segundo analista.
O terceiro apresenta sua opinião: "Basicamente, o que teremos é um cenário dividido entre os que não vão votar a favor do Zenaldo e os que vão votar contra o Edmilson. Explico: minha avaliação é de que muitos, senão a maioria, dos que votaram no Zenaldo reconhecem que sua atuação no primeiro mandato foi desastrosa. Mas, mesmo assim, preferem votar nele do que no Edmilson, que ainda não conseguiu superar resistência em vários segmentos por motivações puramente ideológicas. Em outras palavras: quem preferir o Zenaldo em verdade estará com a sensação de estar votando mais contra o candidato do PSOL do que a favor do candidato do PSDB".
Pronto.
São três opiniões.
Agora é sua vez: apresente o seu palpite.

6 comentários:

Anônimo disse...

Espero que seja no Zenaldo.

Anônimo disse...

Marina é a mais petista entre os que deitam na Rede.
Espero que essa Senhora Úrsula, em quem votei, não fique em cima do muro e nem apoie quem desgovernou Belém duas vezes... época em que aqui só haviam faixas de pano penduradas nas mangueiras e postes. Credo!

Anônimo disse...

Ursula me parece uma boa pessoa, mas perde pra ideologia que carrega. Acho ela um Edmilson em início de carreira. Então como fujo de partidos de esquerda, passei longe de votar nela. Fui de Zenaldo exatamente por ser o menos pior(já sendo muito ruim). Já o Eder Mauro quem conhece sua história como delegado reza pra que esse nunca chegue ao executivo.
Triste Belém que não tem uma opção realmente viável.

Anônimo disse...

Anote aí:

Os 16% do Eder Mauro, na hipótese mais pollyana, 6% migram para Edmílson. É um voto conservador que não tolera o PSOL (que é visto como PT);
Os 10% da Ursula dividem-se ao meio, 5% cada. A Rede não é de esquerda, é de uma classe média que não quer, de imediato, assumir o desgaste de votar no primeiro turno, na polarização PT x PSDB, mas que tem direita cool e esquerda cool, ambos negando que sejam esquerda e direita, sendo apenas cool;
Os 1% da Regina, inexpressivos, vão com Edmilson (O PT já foi inteiro no 1o turno, como prova essa vergonha de resultado);
O Maneschy, peemedebista, também, na melhor das hipóteses racha. O PMDB não está muito aberto à esquerda, embora o Jader queira derrotar o Jatene, a base não faz o raciocínio inteiro.
Ao cabo, o teto do Ed 50 é de 45%. O teto com otimismo.
Se continuar Ed paz de amor, aí que não decola mesmo.
O povo quer energia (o que é diferente de baixaria) e provas de que o candidato quer governar para resolver os problemas.
Vai acabar perdendo para o suposto hotel em Portugal.

Anônimo disse...

A Rede não é de esquerda. É ultra-esquerda. Não só ele, mas o Psol também.
É só constatar de abandonaram o PT quando este passou a governar com os demais partidos para garantir a base parlamentar.

Anônimo disse...

O ED perde também pela pista de autorama na dr. freitas.