terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Acusado se entrega à polícia

No Amazônia

O terceiro envolvido na tentativa de assalto que resultou no baleamento do delegado geral de Polícia Civil do Pará, Rilmar Firmino de Sousa, se entregou à polícia, na tarde de ontem. Edvan Luan dos Santos Reis, 23 anos, conhecido como "Cérebro", se apresentou à delegada geral interina, Christiane Ferreira, na Divisão de Homicídios, por volta das 16h.
De acordo com informações policiais, o acusado se entregou após o apelo da sua família. "Os familiares de Edvan pediram que ele assumisse a sua responsabilidade porque não compactuam com a atitude do filho. O pai do acusado, inclusive, é um homem trabalhador que lutou para que o filho não seguisse esse caminho e entende que ele deve ser responsabilizado pelo crime", contou a delegada Christiane.
Ainda de acordo com o relato da delegada geral em exercício, "Cérebro" era envolvido com a criminalidade desde a sua adolescência e já teve passagem pela Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data). "Ele já cumpriu medida sócio-educativa por atos infracionais que cometeu. Ao se entregar, ele confessou que teve participação no crime e disse que não sabia que a vítima era um delegado", explicou a delegada Christiane.
A policial também disse que o acusado revelou que o produto do roubo seria dividido entre o trio após a ação criminosa. "Edvan disse que ele e os comparsas já saíram de casa com a intenção de assaltar e ficou escondido atrás de uma árvore à espera de uma vítima", contou a delegada.
Após o crime, Edvan se escondeu no Tenoné, onde permaneceu até o momento da apresentação à polícia.
Na Divisão de Homicídios, ainda na tarde de ontem, o acusado foi reconhecido pela policial militar Simone Franceska Pinheiro das Chagas, que estava dentro do carro junto com o delegado Rilmar, quando o crime aconteceu.
O último acusado a ser preso pouco comentou o caso com a imprensa e disse apenas que não sabia que a vítima era um delegado. Edvan Luan foi autuado por roubo qualificado e, ao final do dia, foi encaminhado para o Sistema Penitenciário do Estado.
Segundo as investigações, Edivan participou da ação juntamente com o Anderson Gonçalves de Jesus, que efetuou os disparos, e Brenda Mayara Brito de Oliveira, de 19 anos, que estava em um motocicleta para dar fuga aos criminosos. Anderson e a mulher foram presos em flagrante, sendo que Anderson estava internado no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, pois acabou baleado na reação do delegado à tentativa de assalto.
A Polícia Civil informou ainda que o delegado Rilmar Firmino está se recuperando bem após cirurgia para a retirada da bala. Ele está internado em observação e ainda não há previsão de alta médica.
Caso - A tentativa de assalto ocorreu por volta das 3h30, do último domingo, na rua dos Mundurucus, próximo à avenida Generalíssimo Deodoro, no momento em que o carro parou no sinal de trânsito do cruzamento.
Os assaltantes armados estavam em uma moto. Anderson atirou contra o Rilmar Firmino, que reagiu e acabou atingindo o bandido. O outro assaltante conseguiu fugir.
A Polícia Civil informou que a delegacia geral dividiu tarefas entre os diretores para monitorar o atendimento à população nas unidades policiais e que o delegado geral conduzia o veículo descaracterizado com a oficial da PM, Simone Franceska Pinheiro das Chagas, para fazer as diligências pelas seccionais. A acompanhante do delegado geral, não sofreu nada. Dois acusado foram presos ainda na manhã de anteontem pela Polícia Militar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Breve os tolinhos estarão livres, leves e soltos para uma nova "parada".