Da Folha Online
O fundador da Amazon Jeff Bezos comprou o tradicional jornal americano "Washington Post". Um dos homens mais ricos do mundo, Bezos pagará US$ 250 milhões em dinheiro pela publicação, o que equivale a 1% de seu patrimônio, segundo estimativa feita pela revista "Forbes".
A operação, que deve ser concluída em 60 dias, não envolve a Amazon. Bezos será o único dono do jornal.
O "Washington Post" fez história ao revelar furos famosos, como o escândalo de Watergate. Nos últimos anos, a publicação vem passando por problemas financeiros, com a queda nas receitas publicitárias.
Com a Amazon, Bezos revolucionou o varejo. Em sua carta de apresentação ao mundo do jornalismo, divulgada minutos depois do anúncio da compra, ele escreveu: "Os valores do Post não precisam mudar. A obrigação do jornal continua dizendo respeito a seus leitores e não aos interesses privados de seus donos. Continuaremos atrás da verdade aonde quer que ela leve, e trabalharemos duro para não cometer erros. Quando cometê-los, vamos admiti-los rápida e completamente".
O presidente do Conselho de Administração do "Washington Post", Donald E. Graham, cuja família era proprietária do jornal, disse que a chegada de um novo dono seria a melhor alternativa para a publicação.
Richard Brian - 29.nov.12/Reuters | ||
Jeff Bezos, presidente-executivo da Amazon; executivo comprou o "Washington Post" por US$ 250 mi |
"A genialidade comprovada de Jeff Bezos no campo da tecnologia e dos negócios, sua abordagem de longo prazo e sua decência pessoal fazem dele um novo dono singular para o Post", afirmou.
Além do "Washington Post", a operação envolve outras publicações, incluindo o jornal "Express" e os negócios The Gazette Newspapers, Southern Maryland Newspapers, Fairfax County Times, El Tiempo Latino e Greater Washington Publishing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário