segunda-feira, 25 de março de 2013

Prédio da antiga APL está para desabar


Belém sem memória.
Belém com história, mas sem memória.
Se tem história, mas não tem memória, Belém fica sem rosto, sem perfil.
Fica descaracterizada, perdida, afundada e desfigurada por concepções, urgências e imediatismos urbanísticos que dão preferência a mudernidades, mas se esquecem de preservar monumentos históricos que expressam, verdadeiramente, a vida de uma cidade.
Olhem essas fotos.
Estão no blog do escritor Salomão Larêdo, que é membro da Academia de Letras do Pará.
Ele fotografou este prédio em dezembro de 2011.
Na última quinta-feira, um outro escritor, leitor aqui do Espaço Aberto, passou pela 13 de Maio e constatou: o prédio continua em acelerado processo de deterioração. Está na iminência de desabar.
Aqui foi o primeiro prédio da APL, fundada em 1900, a terceira mais antiga de todo o país e a primeira a receber uma mulher.
A Academia funcionou aí até a década de 70, quando então se transferiu para o prédio da Sociedade Artística Internacional, onde funciona atualmente.
O patrimônio é do Estado.
Conviria incluir-se o prédio entre os que devem ter prioridade na preservação, se é que existe, claro, uma escala de prioridades quando se trata de preservação do patrimônio histórico.
E convém, com a máxima urgência, mandar os bombeiros fazerem uma avaliação em sua estrutura, para evitar que desabe.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem já desabou, de novo, é o Remo, seu Espaço.
Égua!
Quanta incompetência!
Antes a desculpa era a falta de dinheiro pra formar time ao menos decente.
E agora? Vai ser o que "mermu"?!
Vai ver, foi muito dinheiro; quem foi a cabeça "brilhante" que reinventou o famigerado "bicho por vitória", e não prêmio por meta alcançada, hein?!!
E agora, vai ser quase de novo?!
De quase campeão do turno a quase fora do returno, como?!
Acorda, diretoria, os argumentos estão se acabando, a paciência da torcida azul idem.
O time se tornou um amontoado em campo, emocionalmente destroçado e taticamente inexistente, E O CAMPEONATO ESTÁ ACABANDO GENTE.
Até a chance de série D tá ameaçada.
Quê que é isso?!

Anônimo disse...

Belém é a capital dos predios condenados.Os prédios do Ministério da fazenda e o do INSS, por falta de segurança e manutenção, incendiaram estão abandonados e dizem que suas estruturas estão condenadas. O atendimento do MF/Receita federal funciona improvisado no mercedário e vive lotado. Outro prédio do ministério da saúde na Manoel Barata está fechado e só serve pra abrigar pombos e ratos. E pra variar, hoje, outro prédio do INSS localizado na av Nazare, teve de ser evacuado por motivo de um principio de incêndio em seu no sub solo. Parece que o Pará tá sem prestígio junto aos poderosos de Brasília. Não é senhores Deputados e Senadores?!