sexta-feira, 22 de março de 2013

Comissão de deputados vai a Igarapé-Açu

Uma comissão de deputados estaduais, composta pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) e Augusto Pantoja (PPS) foram nesta quarta-feira, 20, até Igarapé-Açú para participar de uma audiência pública sobre segurança pública. A audiência foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, que ficou lotado de moradores que reclamaram da falta de investimentos do poder público em segurança pública e projetos esportivos, culturais e sociais. "Vamos concentrar esforços no sentido de conseguir colocar no orçamento estadual verba destinada à construção de um ginásio esportivo para o município porque projetos esportivos são fundamentais para a inclusão de crianças e jovens e para afastá-los da criminalidade", disse Edmilson, após ouvir vários relatos indignados de moradores sobre o fato de Igarapé-Açú não ter nenhum ginásio ou quadra esportiva. A ida de uma comissão externa da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) ao município foi uma proposição do líder do PSOL, através de requerimento, aprovada, por unanimidade, pelo parlamento estadual.
Durante a audiência vários professores do município, que estão em greve desde o início do mês de março, se manifestaram, reivindicando investimentos em educação como forma de reduzir os índices de criminalidade. "Não se pode discutir segurança pública sem tratar da educação, de investimentos em cultura, esporte e lazer. As ações têm que estar integradas e é preciso dar condições de trabalho e salários dignos para os profissionais", disse Francisco Sena, que é professor e coordenou o ato de protesto realizado antes da audiência pública, quando centenas de pessoas fizeram uma caminhada pela via que fica em frente à Câmara.
O morador Francisco Jatene criticou duramente a situação da delegacia de polícia do município que, segundo ele, está com suas instalações físicas bastante deterioradas. A reclamação dele também foi feita por vários outros moradores, que se somaram no coro que pedia melhor infra-estrutura para que os policiais possam prestar o serviço adequadamente. "Aqui falta, principalmente, investimento em esporte. O município não possui um único ginásio de esportes, o que seria fundamental nessa luta, pois eu em mais de 15 anos de trabalho voluntário já atuei com mais de 500 crianças em minha escolinha de futebol e apenas duas delas caíram na marginalidade. Por isso eu clamo para que a prefeitura invista em esporte", disse Francisco Jatene, que também propôs que seja criada uma secretaria municipal de segurança para se somar ao Estado no enfrentamento da criminalidade.
Durante a sua fala, Edmilson também lembrou que uma das maiores mentes do país, o historiador Vicente Sales, é filho de Igarapé-Açú e que merece homenagens do poder público para que seja preservada a memória de sua obra e de sua importância para o resgate da história da região, sobretudo no que diz respeito à história dos negros no Pará e no Brasil. De acordo com Edmilson é preciso somar forças por mais segurança pública ao município e a todo o Estado, porém enfatizou que é fundamental o investimento em educação. "Se não houver investimento em educação, cultura, esporte e lazer, além de melhorias salariais e de condições de trabalho para os policiais, não teremos condições de melhorar a segurança pública porque o problema é grave e sistêmico, precisa de soluções em várias áreas. É preciso construir a cultura da paz", concluiu Edmilson, acrescentando que a comissão externa de deputados fará um relatório do que foi tratado na audiência pública e que intensificará esforços para buscar soluções concretas para resolver o problema da violência no município.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Coronel Solano, anunciou que o município receberá uma unidade do Pro-Paz, que deverá começar a sua instalação ainda este ano, pois o processo de licitação da construção do espaço já teria sido concluído e divulgado no Diário Oficial do Estado do dia 8 de março deste ano. Além disso, anunciou que também será efetivado o Conselho Estadual de Segurança (Conseg) naquele município, que foi uma das reivindicações dos moradores durante a audiência. "Ouvimos, aqui, boas notícias, mas ainda é pouco, pois é preciso reconhecer que o Estado tem responsabilidade na questão da violência e desenvolver uma política mais efetiva no município e em todo o Estado", concluiu Edmilson.

Nenhum comentário: