sábado, 19 de fevereiro de 2022

Na muvuca petebista, o presidente do partido, o condenado Josué Bengtson, é vaiado pelos próprios filiados



O que era para ser um mero ato - protocolar, burocrático, modorrento e chato - de acolher novos filiados se transformou numa muvuca codimentada por cenas patéticas, mostrando um presidente de partido pronunciando um discurso desarticulado, ao mesmo em que era vaiado com estridência pelos próprios filiados.
Foi assim a reunião que o PTB realizou na manhã deste sábado (19/2), num hotel no bairro de Nazaré, para acolher vários novos filiados, entre eles o delegado federal Eguchi, que concorreu a prefeito de Belém nas eleições de 2020, um filho do ex-deputado federal Wladimir Costa, o ex-deputado tucano José Megale; Evaldo Bichara, ex-coordenador estadual de Saúde Bucal no governo de Simão Jatene, e o ex-prefeito de Oriximiná Delegado Fonseca, entre outros.
Entre os presentes estavam o ex-governador Simão Jatene, que recentemente se desfiliou do PSDB, partido no qual figurava como um dos fundadores no Pará, e os deputados estaduais Delegado Toni Cunha (PTB ) e delegado Caveira (PP), além de outros opositores do governador Helder Barbalho na Assembléia Legislativa, que hoje se mostra como a mais dócil a um governo nos últimos 950 mil anos.
O momento, digamos assim, mais palpitante, foi quando o presidente estadual do PTB, o ex-deputado federal Josué Bengtson, foi brindado com uma sonora vaia ao anunciar que seu apoio aqui no Pará, nas eleições de outubro, será para a reeleição do governador Helder Barbalho (MDB) e do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Vaias - A manifestação de Bengtson (assistam no vídeo do alto) não deixa de ser, por si só, das mais curiosas e extravagantes. É que Helder é odiado por bolsonaristas no Pará e, presume-se, também os odeia. Mas, tudo indica, Bengtson será exceção à regra a esse ódio incontrolável, já que, conforme sua própria alocução, está fechado com a reeleição do governador.
Ao discurso do presidente do PTB, contraponha-se o do ex-governador Simão Jatene (veja no vídeo acima), que voltou a fazer duras críticas ao governo Helder Barbalho, acusando-o de "não ter projeto, não ter realização" e de "perseguir jornalistas", menção a operações que a Polícia Civil realizou em 2020, em Belém, que tiveram como blogueiros como alvos, além de jornalistas.
"Pureza" ética - Se não se pode coerência ideológica de Bengtson, muito menos se lhe pode cobrar "pureza" ética. Como se sabe, o ex-deputado, que também é pastor, foi condenado pela Justiça Federal à perda do mandato, em 2018, por enriquecimento ilícito em esquema de desvio de recursos da saúde no Pará, conhecido como "Máfia das Ambulâncias". Ele também teve os direitos políticos suspensos por oito anos e foi multado em cerca de R$150 mil em multas e devolução de recursos.
Segundo denúncias do Ministério Público Federal (MPF), o pastor direcionava verbas a municípios, onde licitações eram fraudadas e o dinheiro era depositado na conta dele e da igreja que faz parte, a Igreja do Evangelho Quadrangular.
No mais, é aguardar os próximos lances para sabermos como vai se comportar o PTB nas eleições de outubro, uma vez que seu até agora presidente, confesso bolsonarista e barbalhista, terá que se ombrear com o delegado federal Eguchi, igualmente bolsonarista, mas também irascível, convicto e radical antibarbalhista.
Teremos ainda, pela frente, meses de edificantes lições de coerência política.
Acompanhemos.

Um comentário:

AHT disse...

.

A Urna*
* (Pós PT e, agora, Sempre Acima de Tudo e de Todos)


Ama, com fé e orgulho, a Zona Eleitoral em que votaste!
Eleitor! Não verás nenhum partido como este!
Olha que futuro! que prosperar! que sorrisos! que certezas!
A Impunidade, aqui, sempre afagando ingênuas espertezas,

É um seio estatal a transbordar pixulecos.
Vê que vida há pós mensalão! vê que vida há nos botecos,
Que se acham famosos bares, entre tantos dialetos!
Vê que facho, que odor, que profusão de dejetos!

Vê que grande saguão e uso de malas, onde impera
Fecunda e exitosa, a gananciosa galera!
Boa terra! jamais negou a quem não atrapalha
O quinhão que sacia os bolsos, a mesada que não falha...

Quem com seu despudor a fecunda e, atenção!, emudece,
Vê pago o seu esforço, e é feliz, e enriquece!
Eleitor! Não verás nenhum partido como este!
Imita na esperteza o candidato em que votaste!



AHT
04/08/2015
(título revisado em 19/02/2022)