segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Casos de Covid crescem de forma avassaladora em Belém e contrariam dados da Sespa e da Sesma



Os casos de pacientes contaminados pela variante ômicron da Covid-19 estão crescendo de forma avassaladora em Belém. Com o índice crescente de contaminação, as estatísticas oficiais que vêm divulgadas tanto pela Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) como pela Sesma, a Secretaria de Saúde do Município (Sesma) de Belém, não expressam mais, nas duas últimas semanas, a real situação do estágio em que a doença se encontra, tanto na Capital como em todo o território paraense.
Ouvida há pouco pelo Espaço Aberto, uma médica com larga experiência no atendimento de contaminados pela Covid, já que está na linha de frente desde que a pandemia foi declarada, em março de 2020, contou que apenas neste domingo (16), durante o seu plantão, atendeu nada menos do que 15 pacientes que testaram positivo para a ômicron. Das 15 pessoas, três, que disseram estar vacinadas, precisaram ser internadas por precaução, porque corriam o risco de os sintomas se agravarem.
"Eu fique abismada, porque na semana passada eu não atendi nenhum paciente acometido de Covid. Então, você imagina: nós éramos cinco no plantão, e apenas eu atendi 15 com o vírus. Se os outros quatro colegas atenderam, em média, 10 pessoas na mesma situação, nós tivemos mais de 50 que testaram positivo. Eu nunca tinha visto isso, durante toda esta pandemia", contou a médica ao blog.
Esses números revelados pela profissional de saúde confirmam que as estatísticas oficiais estão muito distantes da realidade. Os dados mais recentes, divulgados pela Sespa às 18h deste domingo (veja na imagem do alto) indicavam que nos últimos sete dias, em todo o estado do Pará, apenas 31 pacientes testaram positivo para Covid. Já os dados da Sesma apontam, de acordo com o último boletim, de 6 de janeiro (imagem acima), que nos sete dias anteriores foram confirmados 19 casos de Covid na Capital.
A diferença estratosférica, em Belém e no Pará, entre os dados oficiais e os dados indicados pelas subnotificações, revela a mesma situação que já está sendo detectada em escala nacional. Em sua edição deste domingo, a Folha de S.Paulo informou (imagem ao lado) que, conforme pesquisa por telefone feita pelo Datafolha nos dias 12 e 13 de janeiro, um em cada quatro brasileiros com 16 anos ou mais, ou seja, 42 milhões de pessoas, afirmaram ter testado positivo para Covid. O índice é quase o dobro dos 22,8 milhões de casos registrados oficialmente. Especialistas disseram ao jornal que a defasagem é decorrente de problemas na sistematização dos dados.
O aumento avassalador do número de contaminados pela ômicron reforça a necessidade de que a população mantenha todas as cautelas indicadas pelas autoridades sanitárias para evitar a Covid. E as cautelas valem tanto para os que já estão vacinados (com a dose completa ou não) como para os que ainda não estão imunizados. "Precisamos seguir todas as cautelas - usar máscara, evitar aglomerações, lavar as mãos e manter o distanciamento físico. Precisamos agir como se estivéssemos no início da pandemia. Porque está começando tudo de novo", recomenda a médica ouvida pelo blog.

2 comentários:

Anônimo disse...

Senhor jornalista, o mais incrível é essa informação que os governos informam e que a imprensa sem questionar coloca: pessoas recuperadas. Como assim? Minha amiga irmã morreu após passar pela Covid-19, meu primo também. Muitos sequelados por conta do Vírus. Que recuperação é essa? E a imprensa vai na onda. Quantas cardiopatias e septecemia contraídas em hospitais. Seria mais sensato a imprensa buscar o número de óbitos nesses dois anos em cartórios e IMLs para separar as mortes por Covid e suas sequelas e os outros óbitos. Isso pode ser trabalhoso, mas não impossível. E aí estaríamos mais próximos da realidade por conta desta pandemia.

AHT disse...

A Realidade Sob o Ponto de Vista Carnavalesco

A Escola de Samba
Dos Corruptos e Paus Mandados
Cada vez aumenta mais
A Justiça cada vez custa e manca mais
O Cordão dos Condenados Inocentados
Cada vez aumenta mais
Em consequência
O Bloco dos Desempregados
Subnutridos e Largados à Própria Sorte
Cada vez aumenta muito mais
E a nação?
“Que se exploda” é o tema
Da Escola de Samba
Dos Corruptos e Paus Mandados
E o Estado?
“Ninguém tasca, é todo nosso
Está acima de tudo e de todos”
É o samba enredo...


AHT
19/01/2022