quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Plano gestor da chapa de oposição na OAB-PA inclui creche e modernização digital

A chapa "Vamos Mudar a OAB", que concorre às eleições da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará nas eleições do próximo dia 18, lança na noite desta quarta (3) o seu Plano de Gestão, durante um encontro no Belém Hall, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Instagram e espaço kids para os convidados levarem os filhos.
A ideia do espaço kids e a transmissão ao vivo em rede social já indicam a coerência do evento com os propósitos do grupo de oposição. Duas das propostas mais interessantes da chapa 38, encabeçada por Sávio Barreto e Brenda Araújo, são justamente a garantia de creche para filhos e filhas de advogados e advogadas e a modernização da entidade, que amarga dez anos de atraso, com o programa OAB Digital.
Sávio Barreto explica que o programa OAB Digital lançará a luz da modernidade sobre a entidade. O candidato a presidente cita dois exemplos, que estão no programa OAB Digital, dentro do Plano de Gestão da chapa a ser lançado hoje. Um deles é a criação de um aplicativo, que vai conectar todos os advogados e advogadas à central da OAB, oferecendo serviços e informações, 24h por dia, onde quer que o profissional esteja.
O aplicativo também terá um "botão" de emergência, permitindo a denúncia em tempo real de violações de prerrogativas e acelerando o combate a esse crime contra a advocacia, muito comum no Pará. "O combate à violação de prerrogativas tem que ser modernizado e ter efetividade. O alerta gerado no dispositivo vai para o Escritório de Prerrogativas, uma estrutura que vamos criar para judicializar os casos de violação, responsabilizando os violadores, e dar efetividade na preservação das prerrogativas. Fazer barulho em rede social e não processar os violadores equivale a uma grave omissão, que só faz proteger os criminosos", explica o candidato a presidente.
A outra inovação proposta pela chapa "Vamos Mudar a OAB" é a modernização dos processos internos, que passarão a tramitar de forma digital, agilizando o atendimento e diminuindo a burocracia. "Este é o mundo real, tecnológico, inovador, acessível, interativo. A OAB não pode ficar presa ao passado, como está hoje e esteve nos últimos dez anos", diz Sávio. 
A chapa de oposição vai criar o Conselho Estadual da Jovem Advocacia, cujas decisões virarão pauta no Conselho Seccional, colocando os jovens advogados e advogadas como protagonistas pela primeira vez na história da entidade.
No Plano de Gestão também está previsto o lançamento do Portal da Transparência, com o detalhamento completo dos gastos e receitas da OAB. E estão contemplados mecanismos de democatização da gestão, como as Assembleias de Advogados; a garantia de representatividade de todos os segmentos da advocacia; o fortalecimento da advocacia do interior, atualmente abandonada; e o resgate da força institucional da OAB. 
"A atual gestão transformou a OAB em uma sombra do que sempre fomos. Estivemos durante muito tempo à frente das principais lutas da sociedade. Combatemos, na linha de frente, os violadores da democracia, da liberdade e do estado de direito. A OAB não pode mais se encolher nem se esconder, como está fazendo hoje. É por isso que vamos mudar a OAB", propõe Sávio Barreto.
Além de Sávio e Brenda, são candidatos na chapa 38 os advogados: Luiz Alberto Rocha (secretário-geral), Eva Franco (tesoureira), Daniel SIlveira (secretário- adjunto). Para o Conselho Federal, concorrem: Marcelo Nobre, Mary Cohen e Antônio Barra Brito (titulares) e Haroldo Gaia, Maria Nagela Carneiro e Maria de Fátima de Oliveira (suplentes). Para a Caixa de Assistência ao Advogado: Daniel Cruz (presidente) e Luciana Fares (vice).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Chapa "Vamos Mudar a OAB"

Nenhum comentário: