terça-feira, 1 de agosto de 2017

Trânsito no Atalaia continua uma “casa de Noca”


Olhem só.
Em maio de 2014, portanto já lá se vão mais de três anos, o Espaço Aberto publicou artigo do jornalista Francisco, intitulado Trânsito na praia.
No artigo, Sidou diz o seguinte sobre o tráfego de veículos nas praias de Salinas:

Os danos ambientais provocados pela circulação de automotores na praia também já são visíveis a olho nu, comprometendo a vegetação e ameaçando as dunas. Os argumentos contra e a favor certamente serão debatidos na audiência pública. Os donos de barracas, em sua maioria, têm posição firmada contra a medida, por razões de ordem econômica. Ocorre, que as razões de ordem ambiental e do interesse coletivo não podem ser simplesmente desprezados por causa do lucro ou prejuízo de algum tipo de comércio.

Diz ainda:

A questão também suscita polêmicas entre os juristas e especialistas em trânsito. Há os que entendem que o trânsito na praia está sujeito aos mesmos procedimentos normatizados pelo Código Nacional de Trânsito, multas e punições, inclusive. Mas os agentes do Detran (pelo menos os que abordei) entendem que na praia o território é livre , seria da União ou de "ninguém", tanto que não fiscalizam o trânsito na areia. Os agentes municipais também dizem que o tema não é de sua "área de competência". O que está faltando , na verdade, é uma decisão no sentido de regulamentar aquela "Casa de Noca" em que se transforma a praia do Atalaia em dias de feriadão ou de verão. Ali todo mundo manda, ninguém obedece e ninguém tem razão.

Pois é.
Há três anos, há 30 anos, há 300 anos que a Casa de Noca se mantém intacta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na linguagem do "futebolês", a bola pune, quando o time teima em perder gol.
No meio ambiente, a MAMÃE NATUREZA TAMBÉM PUNE.
Quando as marés altas levarem as barracas-apartamentos-bares- sanitários a céu aberto-lixão , não quero mimimi !!!
Força Mamãe Natureza!!!!

Anônimo disse...

Taxa de Preservação Ambietal no Atalaia já!