quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Temer venceu. Um dia o Brasil ainda terá jeito.


A parada é a seguinte.
Responda aí o primeiro que levantar a mão: você acreditava, sinceramente, que Michel Temer fosse resistir a esse mar de lama que começou a jorrar precisamente no dia 17 de maio, quando veio à tona o teor da conversa horrorosa entre ele e Joesley Batista?
Vou logo confessar: eu não acreditava.
Ao contrário, este repórter apostava que Temer seria compelido a renunciar, no máximo já na semana seguinte à da revelação das denúncias.
E renunciaria, achava eu, premido pelas circunstâncias do escândalo que era revelado ao País.
Que nada.
Confesso que me enganei, meus caros.
E confessemos: todos nos enganamos.
Enganamo-nos (esta construção é uma homenagem a Temer, vá lá) porque, talvez, ainda vislumbramos, aqui e ali, alguns restos, alguns resquícios, algumas réstias de princípios ditos republicanos no Brasil.
Desta vez, no entanto, esse rebotalho não produziu qualquer efeito.
E Temer escapou do processo pelas mãos da Câmara, que decidiu na noite desta quarta-feira (02), por 263 votos contra 227, rejeitar a aceitação da denúncia da Procuradoria-Geral da República para que ele fosse processado penalmente, perante o Supremo, pelo crime de corrupção passiva.
Temer escapou, digamos em português de Portugal, porque gosta de política - inclusive da mais rasteira.
Dilma, por seu turno, não.
Não gostava nem da alta, nem da baixa política.
Confessava para os mais chegados que seus piores momentos na presidência eram aqueles em que se via obrigada a negociar com o Congresso.
Temer, ao contrário, faz isso por hábito, costume, prática, rotina e paixão.
Temer sabe como acarinhar, acariciar e afagar essas crianças ladinas que exercem mandatos eletivos por delegação popular.
Ontem, enquanto rolava a sessão, lá mesmo no plenário da Câmara, emissários do Planalto negociavam sem quaisquer receios, recalques ou escrúpulos a liberação de emendas, ora bolas.
Hehe.
Olhem, vou confessar outra coisa.
Depois dessa, acho sinceramente que o Brasil ainda tem jeito.
Mas é preciso que encontremos um jeito de dar um jeito no Brasil.
Sinceramente.

2 comentários:

Luiz Mário disse...

PROFESSORES DA CORRUPÇÃO
Assim como o professor FHC rasgou a Constituição Federal comprando deputados para aprovar sua reeleição, coisa que até então não havia no Brasil, o professor Michel Temer compra deputados com dinheiro do povo, na maior cara de pau, para não ser investigado. São ou não professores da corrupção?

Anônimo disse...

Agradeçam ao PT e demais partidos de "oposição", que ajudaram a ter o quórum!